Uma operação do Ministério Público Estadual de São Paulo descobriu um esquema de evasão de pedágio usado por motoristas de caminhões em que eles combinam "furar" pedágios em rodovias paulistas. A fraude é combinada por meio de conversas de rádios comunicadores instalados nos caminhões e que utilizam a freqüência de rádio do cidadão, o popular PX, informou a Promotoria.
Os caminhoneiros acertavam de passar pela faixa de cobrança eletrônica do pedágio colados em um outro caminhão que possuía o dispositivo de cobrança, desta forma um dos veículos passava de graça antes do fechamento da cancela.
Em outros casos, os motoristas passavam em alta velocidade com a placa adulterada. Em alguns casos, os veículos causavam acidentes e em outros as cancelas eram arrancadas ou danificadas.
Durante a operação realizada no dia 29 de janeiro em duas praças de pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes, cinco motoristas de caminhões foram autuados por evasão de pedágio.
Um deles foi detido em flagrante e vai responder a processo por estelionato e adulteração da placa, além de pagamento de multa --o valor é de R$ 127,69 e o registro de cinco pontos na carteira de habilitação.