sexta-feira, 26 de novembro de 2010

o que são moléculas.

A molécula nada mais é do que um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias, voltemos a um exemplo já conhecido.

Ao dividirmos uma gota de água em partes tão pequenas que só possam ser observadas com um microscópio eletrônico, mas que continuem tendo as mesmas propriedades da água, cada uma destas minúsculas partes será uma molécula de água.

Cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, que são elementos gasosos, ou seja, gases.

Em outras palavras, o liquido que conhecemos com o nome de água, é formado por dois gases: hidrogênio e oxigênio, os quais podem ser separados com técnicas apropriadas.

Na figura abaixo você pode observar que um átomo de gás cloro e um átomo de metal sódio podem se unir para formar uma molécula de uma substância absolutamente diferente desses dois elementos, ou seja, o sal de cozinha.



Formação do cloreto de sódio (vulgarmente conhecido como sal de cozinha) por transferência de elétrons.

Todas as substâncias (matérias) são formadas por moléculas.

- Nos sólidos, as moléculas tem forte atração entre si, o que resulta na formação de um grupo compacto, sólido.

- Nos líquidos, a atração entre as moléculas é menor, o que resulta numa maior separação entre elas, por isso, os líquidos tomam a forma do recipiente em que estão contidos e se derramam com facilidade.

- Finalmente, nos gases quase não existe atração entre as moléculas, a distância entre elas é muito grande, por isso, ficam livres para se

Nenhum comentário:

Postar um comentário