terça-feira, 19 de julho de 2011

antenas para px

Antenas

Por definição a antena é um transdutor usado para transmitir ou receber ondas eletromagnéticas.
Qualquer condutor pode servir como antena, mas selecionar ou construir umas antena eficiente, requer um pouco de conhecimento.
Existem várias antenas, desde a mais simples as mais sofisticadas, aqui neste site vou abordar apenas as mais usadas na faixa dos 11 metros.
Antenas mais usadas na faixa do cidadão
 Plano Terra - É o exemplo clássico de antena tipo omnidirecional, isto é, irradia igualmente o sinal no plano horizontal. É uma excelente antena para falar local e médias distâncias.


Antena L - É uma antena com característica "semi-direcional". Fácil e barata de fazer. O esquema  segue abaixo, clique na figura para ampliar. O ajuste da estacionária na antena L é feito subindo ou descendo a vareta vertical (+), isto é modificando a distância entre as duas varetas.



 


5/8 de onda - É considerada uma das melhores e mais eficientes antenas para comunicação local, com o custo um pouco mais elevado em relação a plano terra, a 5/8 de onda vale a pena o investimento.



  Direcional ou Yagi - Se a sua praia for DX, essa é a sua antena. Elas podem ter 2, 3 (como a foto), 4, 5, 7 ou mais elementos. Quanto mais elementos maior é o ganho (concentração do sinal na direção da transmissão ou recepção).



 
Dipolo - Uma das antenas mais simples e baratas. É uma antena que tem sido usada desde os primordios da rádiocomunicação. Sua simplicidade e eficiência faz com que muitos macanudos a usem, principalmente quando ainda está começando no Hobby. Clique na figura abaixo para detalhes de construção de uma dipolo. A estacionária na antena dipolo depende do seu tamanho e da sua distância em relação ao solo. Clique na figura para ampliar.
 

DX na Faixa do Cidadão

É muito gratificante para todo rádio operador saber que o sinal gerado na sua estação percorreu vários kilômetros de distância.  Isso não é possível somente nas frequências de rádio amador, na faixa do cidadão os rádio operadores também podem usufruir desse fenômeno.
DX significa falar com uma estação distante que se localiza em outros estados ou países.
No Brasil a faixa do cidadão é de 26,96 MHZ até 27,61 MHZ.
  As frequências de chamada mais comuns para DX é 27,45 MHZ USB(Português e Espanhol) e 27,55 MHZ USB (Inglês). Nos Estados Unidos vários rádio operadores fazem DX no que se chama Free Band, que fica entre 27,41  MHZ até 27,99 MHZ e isso é proibido pela FCC (Federal Communications Comission).
O que possibilita o DX na faixa do cidadão é a propagação, que é o fenômeno de reflexão das ondas de rádio pela ionosfera. Geralmente o DX é feito em Banda Lateral (SSB - Single Side Band), que tem dois modos, USB - Upper Side Band e LSB - Lower Side Band.

Propagação

Pode se escrever um livro explicando propagação, aliás, para quem realmente gosta de DX eu aconselho pesquisar e ir mais fundo no assunto.
Como foi citado anteriormente, a propagação é a reflexão da onda de rádio pela ionosfera. Essa reflexão nem sempre acontece, por isso dizemos que a propagação está "aberta" ou "fechada". Sem entrar em detalhes muito técnicos a "abertura" da propagação acontece quando os raios solares ionizam a ionosfera possibilitando essa reflexão das ondas de rádio.

Banda Lateral


A Banda Lateral (SSB) é o modo predileto para fazer DX e isso acontece porque diferente de AM, o SSB não possui portadora, isso faz com que toda potência seja concentrada na transmissão da voz, e o resultado disso é que em situações idênticas o sinal de SSB permite uma comunicação muito mais distante do que o AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário