terça-feira, 5 de julho de 2011

Cápsula espacial caseira grava imagens do espaço

Cápsula espacial caseira grava imagens do espaço

Um americano do Brooklyn junto com seu filho conseguiu criar uma espécie de cápsula espacial caseira usando um balão meteorológico, um protetor de fibra de vidro e um iPhone, usado para capturar imagens da curvatura da terra, indo até a parte intermediária da estratosfera e sobrevivendo para contar a história.




O projeto foi posto em prática usando inteiramente recursos próprios, com uma boa dose de criatividade. A meta era usar um balão meteorológico de hélio para elevar o iPhone até 30480 metros de altitude, usando a câmera para gravar um vídeo com todo o trajeto.

Devido à diferença na pressão atmosférica, o balão aumenta de volume durante a subida, atingindo seu diâmetro limite aos 30480 metros de altitude, explodindo pouco depois. Nesse ponto, o plano era que um pequeno pára-quedas anexado à cápsula reduzisse a velocidade de queda o suficiente para que o iPhone sobrevivesse à queda. A partir daí, ele deveria conseguir captar um sinal de GPS e se reconectar à rede celular para enviar suas coordenadas para que fosse encontrado pelos donos.

Muita coisa poderia dar errado (o para-quedas poderia não abrir, o iPhone poderia reiniciar e voltar as configurações padrão devido às baixas temperaturas ou às vibrações durante a queda, deixando de enviar as coordenada via GPS e assim por diante), mas incrivelmente tudo funcionou como esperado, com o iPhone sendo elevado a 30480 metros de altitude e gravando imagens da curvatura da Terra com o escuro do espaço por trás, e sendo recuperado ainda inteiro depois da queda até o solo graças às coordenadas do GPS!

A aventura foi documentada no Brooklyn Space Program

Nenhum comentário:

Postar um comentário