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sábado, 12 de novembro de 2011

Radares primitivos acústicos da Segunda Guerra Mundial .

Antes da invenção do radar durante a Segunda Guerra Mundial (com base nos princípios estabelecidos anos antes pelo grande Nikola Tesla) Reflectores acústicos foram utilizados para detectar a chegada de aviões inimigos.
Logo que detectada a aproximação das aeronaves, eram accionadas as sirenes de alarme e dada ordem às esquadrilhas da RAF para pronta actuação
 
 
A maioria dos reflectores eram móveis, de tamanho médio, mas também foram construídos reflectores enormes em metal e cimento, nos mais diversos locais, especialmente ao longo da costa britânica entre 1915 e 1936.
Quanto maior era a sua dimensão muito maior a sua eficácia. A tecnologia de localizadores acústicos que utilizam o mesmo princípio de quando você coloca sua mão ao ouvido para ouvir melhor: é para ampliar a área de drenagem para uma melhor recepção e som directo no ouvido.
O uso de localizadores acústicos usual para ajudar a navegação de navios através da névoa, e na sua forma mais simples como trombetas para as pessoas com dificuldade de audição.
Os reflectores parabólicos e paredes foram equipados com um microfone colocado no seu ponto focal. Nestas fotografias e nas do Projecto Sound Mirrors você pode ver alguns deles, de diferentes tamanhos e formas, com dimensões que variavam entre seis e setenta metros.
Apesar destes gigantescos e exóticos reflectores acústicos terem sido eficazes durante a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, foram rapidamente superados pelo aumento da
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na região de Denge, no condado de Kent, em Inglaterra, a paisagem litoral é povoada por estranhas construções em betão armado de aspecto simultaneamente decadente e futurista. A explicação é simples. O local albergou no início do século passado uma base da RAF onde foram feitas as primeiras experiências de detecção aérea e as estranhas construções eram, afinal, colossais reflectores acústicos, hoje abandonados.


 
Tudo começou cerca de 1915 quando a Royal Air Force decidiu criar um sistema de defesa que detectasse a aproximação aérea ao território inglês. Para isso, projectou uma imensa rede de postos de escuta colocados ao longo da linha litoral fronteira ao Canal da Mancha que teriam como missão "ouvir" possíveis ruídos provenientes de motores de aviões. Cada posto foi concebido como uma megaestrutura de betão armado composto por dois reflectores de forma parabólica virados para o mar que direccionariam o som para microfones situados no ponto focal, no fundo o mesmo princípio das actuais antenas parabólicas.
O sistema é impressionante e revela uma grande capacidade visionária, sobretudo se tivermos em conta que a aeronáutica, a acústica e até o próprio betão armado eram, nesta época, tecnologias emergentes. E não se julgue que não era eficaz - porque era.


Ao longo de uma década vários destes postos foram sendo edificados ao longo da costa inglesa até que em 1930 o sistema foi melhorado. Um novo tipo de reflector surgiu então, maior, mais abrangente e mais preciso: uma parede hemisférica de 60 metros de comprimento por 10 metros de altura. As capacidades de detecção desta nova infraestrutura eram espantosas. Um indivíduo situado no ponto focal era capaz de ouvir o som de um motor de avião a 10 Km e, com o auxílio de microfones e amplificação, o alcance subia para mais de 32 Km!
O plano original previa a construção de reflectores deste tipo de 40 em 40 Km ao longo da linha costeira, intercalados por reflectores parabólicos mais pequenos. Porém, em meados dos anos 30', a invenção do radar e a velocidade dos aviões tornou o sistema rapidamente obsoleto. Os militares abandonaram então a ideia mas deixaram intactos os postos já construídos até à data. O complexo de Denge é um dos mais bem conservados na actualidade e inclui três reflectores, dois parabólicos, com um raio de 6 metros e 9 metros cada um, e a colossal muralha de 60 metros.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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