Total de visualizações de página

domingo, 8 de janeiro de 2012

um poco de história,

Em diversas situações extraordinárias em nossa história, a capacidade de receber e transmitir informações foi de vital importância para o desfecho positivo dessas situações. Mas nem sempre foi simples…
Do mesmo modo, a falha em sistemas de comunicação já resultou em grandes tragédias. Um dos grandes culpados pelo fracasso aliado na Operação Market Garden, a invasão aerolançada dos países baixos durante a WWII foi justamente o rádio. Os rádios britânicos, pequenos e portáteis, construídos para alcance de 5 KM, simplesmente não operavam em meio às árvores, e inclusive foram construídos na mesma frequência de estações de rádio locais.  As tropas americanas, em especial a lendária 101st, teve igualmente problemas de comunicação, em especial com as aeronaves de apoio. O resultado foi a derrota.

Por outro lado, o “excesso” de capacidade de transmissão causou problemas também na WWII. Rommel, a Raposa do Deserto, o lendário comandante do Afrika Korps alemão que combatia no norte da Africa escolheu para sua comunicação rádios que operavam na frequência de 27 MHz (11 metros) conhecida por seu curto alcance. Ocorre que essa frequência, que em 1945 seria regulamentada pelo FCC americano como a Faixa do Cidadão, ou Citizen Band, em condições atmosféricas ideais pode atingir longas distâncias.  nesta frequência é comum contatar operadores no Espirito Santo, Nordeste, Estados Unidos….

Na época em que Rommel resolveu utilizá-la, em virtude da guerra os radioamadores americanos estavam proibidos de transmitir, mas não de receber. Um radioamador americano escutando essa frequência captou as transmissões não codificadas de Rommel, e informou as autoridades, que dali em diante começaram a ouvir as transmissões do comandante alemão.

Essa pequena introdução foi apenas para mostrar a importância da comunicação bidirecional, e as dificuldades inerentes, bem como os riscos que podem advir de suas falhas.


 radio de um b29

















                                            RADIOTRANSMISSOR   DE   CW.
                            Usado durante a Segunda Guerra (II-War) ,este  radiotransmissor de emergência tem seu proprio
                            Gerador, acionado a manivela, para alimentar os circuitos de filamento e placa de suas  válvulas.
                            Possui chave seletora para três modos de transmissão (dois modos automáticos e um manual
                            através do manipulador "push-button" no painel.

500mhz
um exemplo da utilização deste radio 
pode ser observado em um filme antigo
 geleiras do inferno estrelado pelo 
legendário ator john wayne
onde o mesmo utiliza se de um radio deste

o kit do radio encluia um balão de soda castica
e uma pipa para a antena.


BENDIX AVIATION Limited.- BC 778-E (1943) USA.
A Bendix Aviation Corporation, um fabricante de peças de aeronaves, foi iniciada pelo inventor Vincent Bendix em 1929 como uma continuação de sua empresa de autopeças. Ela foi renomeada para Bendix Corporation, em 1960, e em 1983 foi adquirida pela Corporação dos Aliados (depois Allied Signal) e combinado com o rei Radio empresa (Company) para formar Bendix / King. Agora propriedade da Honeywell, Bendix / King continua a ser uma marca de aviônicos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário