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sexta-feira, 13 de abril de 2012
tragédia do titanic 14 de abril de 2012 faz cem anos.
O navio transatlântico Titanic,da "British White Star Line",foi o maior construído pelo homem,até então.Media 269 metros,tinha 30 metros de largura e a sua altura era de um prédio de 15 andares.Possuia quatro chaminés de 19,81 metros de altura por 7,71 de diâmetro;29 caldeiras para produzir vapor;uma turbina de vapor de baixa pressão;dois motores a vapor com inversão de giro;vinte botes salva-vidas;três hélices(uma central no meio do leme e as outras em cada lado do casco);3560 coletes salva-vidas;nove conveses;uma piscina;biblioteca para a primeira e segunda classe;e dezasseis compartimentos estanques.Estes compartimentos eram divididos por anteparas herméticamente fechadas,por portas á prova de água,que eram fechadas por um botão,na cabine de comando do navio.Tudo isto deu o nome ao navio de "Insubmergível".Era tanta a autoconfiança no engenho humano,que os jornais da época escreveram"Nem Deus poderia afundar esse navio..."Depois de ter sido lançado ao mar e baptizado numa enorme
cerimônia,passou mais de um ano a ser equipado com o que havia de mais moderno e luxuoso nessa época.Os 735 passageiros da primeira classe,poderiam ser instalados em suites de luxo,com mobiliário de requinte,como nunca se vira,até então.Aos 674 da segunda classe,não lhes faltava comodidade e conforto e até mesmo os 1.024 da terceira classe estavam bem instalados.Estas cabines de terceira classe,eram equipadas com beliches e lavatórios,inédito para os navios da época.Partiu do porto inglês de Southampton,a 10 de Abril de Abril de 1912,com destino a Nova Iorque,transportando 2.223 pessoas a bordo,contando com passageiros e tripulantes.A viagem foi calma,mas no dia 14,as temperaturas baixaram muito e o Titanic recebeu sete avisos de icebergs na sua rota.Os avisos foram transmitidos ao capitão Smith,que desviou a rota do navio 15km,para sul,mas continuou na velocidade máxima,22 nós(cerca de 41km/hora).Ao anoitecer do dia 14,o capitão mandou reforçar a vigia do navio e fornecer binóculos.Estes equipamentos não foram encontrados,por isso os vigias apenas contaram com os seus olhos.O capitão retira-se para os seus aposentos,deixando ao seu imediato,William Murdoch,o comando da cabine.A noite estava calma e fria sem ondulação de vento,sómente a luz das estrelas iluminava a escuridão.Às 22h30 a água do mar estava gélida,cerca de 0,5º abaixo de zero,o suficiente para matar uma pessoa de hipotermia em apenas vinte minutos.Ás 23h40,um dos vigias avisa uma sombra mais escura que o mar,á frente.A imensa sombra revela ser um iceberg,imediatamente ele toca o sino de alerta,e ergue o comunicador,para falar com a cabine de comando.Preciosos momentos são desperdiçados até ele ser atendido.Quando a cabine é avisada,o primeiro oficial dá ordem de "toda velocidade para tràs",na casa das máquinas há uma enorme correria.O vapor qe estava a ser utilizado teve de ser desligado,a fim de parar os enormes pistões.Na sala das caldeiras,tiveram que parar de alimentar as fornalhas e abrir os abafadores das caldeiras.Quando os pistões estavam quase parados,tiveram que reverter os giros da hélices centrais,para poderem retroceder...Mas era demasiado tarde, e o navio fricciona o casco no iceberg,sendo afectados 90 metros e deixando cinco compartimentos estanques abertos.Apenas 20 minutos depois e o navio já tinha começado a inclinar-se.Tinham duas horas para evacuar o navio,para pasmo das pessoas,que acreditavam na segurança do navio.Há 00h00,o capitão solicita ajuda SOS("Save Our Souls"),na cabine de telégrafos.O navio de passageiros Carpathia,que estava a quatro horas de distância,foi o primeiro a responder.Próximo ao Titanic estava um próximo,o Californian,mas o telegrafista não recebeu o SOS,porque estaria a dormir.A evacuação era feita conforme as classes sociais,os da terceira classe estavam que estavam reunidos e fechados,acabaram por conseguir sair,mas muitos ficaram presos.Foram entregues coletes salva-vidas,que não chegavam para todos,os primeiros botes começaram a ser lançados á água,com mulheres e crianças primeiro,mas sem terem a lotação máxima permitida.Entretanto,eram lançados foguetes ao ar,mas mesmo assim, o Californian nada via.Muitas pessoas atiravam-se á água e outras caíam,conforme o navio se ía afundando.As duas dezenas de botes estavam afastados esperando o afundar do colosso,após isso um dos botes transferiu seus passageiros para outros e aproximou-se dos corpos,na água,apenas resgatou 6 pessoas,o resto tinha morrido de hipotermia.Ás 4h10 do dia 15,chegou ,finalmente,o Carpathia e depois outros vieram ajudar entre eles o Californian,mas mais nada havia a fazer,a não ser cuidar dos sobreviventes. Foi o desastre maritímo mais famoso do século XX.Pertencia á mesma classe dos navios do RMS Olympic de HMHS Britannic.No ínicio de 1900 duas grandes companhias inglesas(Cunard Line e a White Star Line),disputavam a supremacia no Atlântico Norte,no transporte de passageiros e quem realizava a travessia mais rápida.A White Star Line viu a sua rival a ter mais sucesso até 1909.Em Belfast no estaleiro de Harland & Wolff,construiu-se um trio de navios gigantes:o Olympic(1911),o Titanic(1912) e o Britannic(1915).O Titanic foi acordado de seu sono,ao ser descoerto em 1985 pelo Dr.Robert Ballard e a sua equipe,a 3.800(12.600 pés) de profundidade.
cqd sos do titanic em morse
Afundado entre CQD e SOS
Na segunda-feira, abril 15, 1912, às 12:30 da manhã, no meio da noite, o RMS Titanic colidiu com um iceberg no Atlântico Norte, perto de Canada e afundou em 41 ° 46 'N e 50 ° 14' Oeste. Graças a sem fio, 745 passageiros foram salvos, mas 1595 pessoas morreram nesta tragédia, entre elas algumas das pessoas mais proeminentes do mundo.
Por trás dessa disastrer, tem-se argumentado que o número de sobreviventes poderia ter sido duplicaram ou mesmo triplicaram, se houvesse mais fortes regulamentações sem fio em vigor.
De fato, se concentrar na questão radiotransmission único, pelo menos três problemas apareceu e aumentou a lentidão da resposta das equipes de resgate.
Primeiro, os operadores de rádio eram apenas de plantão durante as "horas abertas", assim, apenas durante o dia. Qualquer evento poderia, assim, ocorreu durante a noite, sem aviso prévio.
Então, em 1905, o código Morse "SOS" (isso não quer dizer Save Our Souls), foi aprovado por navios alemães para significando aflição enquanto a marinha britânica, trabalhando com Marconi operadores, queria manter CQD (Disaster Chamada Geral que alguns traduzido por Venha Desastres rápida) como um sinal de socorro. Ele foi o primeiro decidiu usar SOE, mas o pequeno "E" ponto pode ser facilmente perdida no QRM e sugerido para substituí-lo com um S, como em repetir três vezes o pequeno ponto os operadores tinham muito mais chance de prender a atenção de alguém ouvi-la, portanto, SOS, que foi aprovada na Convenção de radiotelegrafia de Berlim em 1906 como o padrão oficial internacional para chamadas de socorro. Mas os operadores de Marconi eram lentos para se conformar, e até 1907 as empresas Marconi continuou a trabalhar com o "CQD", associando-se necessário, para SOS.
A primeira vez que o sinal de SOS foi usado em caso de emergência foi em 10 de junho 1909, quando o forro de Cunard "SS Eslavônia" naufragou ao largo dos Açores.
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