sábado, 12 de maio de 2012

Lançamento do míssil Exocet com novo motor brasileiro é realizado com sucesso


Programa inédito no país, no qual foram investidos R$ 75 milhões, torna Brasil independente no desenvolvimento de motores de mísseis antinavio

 

 A Marinha do Brasil realizou com sucesso o lançamento-teste de um míssil Exocet MM40 equipado com motor desenvolvido, fabricado e certificado pela AVIBRAS em parceria com o líder global em desenvolvimento e fornecimento de mísseis e sistemas de mísseis, o grupo europeu MBDA. Esta é a primeira vez que a Marinha do Brasil realiza um teste desse tipo, que representa a independência do País na obtenção de motores de mísseis antinavio – o equipamento poderá, no futuro, ser utilizado em outros modelos de mísseis, nacionais ou estrangeiros. O teste foi realizado em alto mar, a partir da Corveta Barroso.

 

Para o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha do Brasil, o lançamento é um exemplo de programa de cooperação tecnológica que deu certo. “O teste deve ser incluído entre as grandes vitórias da Marinha brasileira nesses últimos tempos”, disse ele. O programa contou com um investimento total de cerca de R$ 75 milhões e foi iniciado em 2008.
O lançamento e o desenvolvimento cooperativo entre as duas empresas fazem parte do ciclo de manutenção e renovação do míssil Exocet MM40 e dos planos, por parte da MBDA, de se criar parcerias duradouras com empresas nacionais brasileiras.
O objetivo deste teste de lançamento era verificar e validar o desempenho máximo do novo propulsor de voo. O ponto de chegada foi posicionado no limite máximo de alcance de voo do míssil, sendo alcançado sem dificuldade alguma. Outro detalhe do teste foi a substituição da cabeça de combate do míssil (a carga explosiva) por um sistema de telemetria fabricado pela MECTRON, empresa brasileira que também participou do desenvolvimento. O equipamento permitiu a coleta de dados de todos os parâmetros analisados no teste, em tempo real (velocidade, pressão, trajetória, etc.). Foram também utilizados sistemas de monitoramento interligados incorporados a duas fragatas e três helicópteros da Marinha Brasileira, que monitoraram toda a área do teste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Como resultado, ficou demonstrado a capacidade da AVIBRAS em relação ao desenvolvimento, fabricação e certificação deste tipo de tecnologia de propulsores do míssil Exocet MM40, bem como a possibilidade de iniciação de produção em série do mesmo. Há também a demonstração de sucesso do esforço cooperativo técnico e humano das diferentes companhias envolvidas neste processo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Míssil mar-mar Exocet MM40 já tem motor brasileiro

 

Motor-foguete
O Brasil desenvolveu tecnologia própria para a construção de motores-foguete para mísseis Exocet MM40, artefato antinavio de superfície de médio alcance.
A informação foi dada hoje pela Marinha do Brasil, que acrescentou que os testes de lançamento do motor brasileiro foram realizados com sucesso no último dia 18 de abril.
A autonomia tecnológica foi obtida a partir de uma parceria envolvendo a Marinha do Brasil, a Avibras (empresa aeroespacial brasileira de capital privado 100% nacional) e o grupo europeu MBDA - líder mundial em fabricação de mísseis e sistemas de mísseis.
Exportação
Para o vice-almirante Ronaldo Fiúza de Castro, a absorção da tecnologia pelo Brasil "representa a possibilidade de estender, por muitos anos, a vida útil dos mísseis que o Brasil possui".
Ele afirmou ainda que a parceria abre a possibilidade de exportação de produtos e serviços, já que os motores fabricados no país poderão ser utilizados em outros modelos de mísseis, nacionais e internacionais.

 avibras

 empresa brasileira privada de engenharia, criada em 1961, e que ao longo de 45 anos, vem desenvolvendo e produzindo sistemas e materiais de alta tecnologia, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Pioneira no Brasil no setor aeroespacial, a Avibras alcançou significativo sucesso ao equipar as Forças Armadas Brasileiras e nações amigas com sistemas de armas avançados. Em 1962, nasceu seu primeiro produto, direcionado à indústria aeronáutica - o Falcão - uma aeronave para treinamento básico, fabricado com materiais compostos. Mais tarde vieram os primeiros foguetes espaciais do Brasil, com tecnologia e componentes desenvolvidos totalmente pela Avibras,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário