segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projecto pioneiro energias renováves





O protótipo do M.A.R.S. já foi construído e muitas, das suas características continuam envoltas em mistério, não fosse este um projecto pioneiro e muito alternativo, ao mais tradicional moinho de vento, pelo que a informação ainda é algo escassa, trata-se basicamente de um balão cheio de hélio, que tem na sua estrutura pás para captar vento. Este conceito apresenta muitas vantagens, é retráctil, portátil, não necessita de estruturas complexas para a sua utilização, muito adaptável, podendo facilmente regular-se a altura, para diferentes situações, tem um impacto ambiental mais reduzido, é mais silencioso e é mais apropriado para zonas residenciais uma vez que é muito mais silencioso.

Outras vantagens mais técnicas são as referentes ao seu aproveitamento energético, visto que pode gerar energia com ventos de apenas 1,7 km/h, o que em números resultaria num maior aproveitamento das correntes de ar, por menores que fossem resultando numa produção mais prolongada. É também necessário referir que o rendimento deste aparelho se situa nos 50% contra os 20% (em média), dos aerogeradores de eixo horizontal.
Este sistema consegue gerar, actualmente, entre 10kW e 10000kW, segundo o seu fabricante (MAGENN), sendo a versão de venda ao público inferior, gerando apenas até 25kW.


Nenhum comentário:

Postar um comentário