A evolução da Eletrônica
nas primeiras décadas do século XX influiu consideravelmente
na filosofia militar, originando achamada guerra eletrônica.
As forças armadas tinham agora um eficiente processo
de comunicação pela transferência de sinais de rádio
em diversas modalidades de transmissão como: fonia,
código, teletipo, fac-símile e pulsos. Durante as transmissões
estes sinais eram ainda monitorados, cifrados como contra-informados,
que era o campo da inteligência eletrônica. Além disso
outras formas de armamento eletrônico surgiram como
o SONAR, o RADAR e a, RADIONAVEGAÇÃO.
Ilustração do princípio da radiogoniometria
desenvolvido em 1910 por Bellini-Tosi.
Ilustração parcial do mecanismo
de uma bússola giroscópica, mostrando o giroscópio,
usado em sistemas de navegação inercial
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a) Aparelho usado em radioalinhamento
modelo DW-1 com dial azimutal, rotativo, fabricado
pela Bendix, Radio em 1941, EUA. |
O uso de sinais de rádio
para o correto posicionamento de navios e aeronaves foi originalmente
desenvolvid o em 1930
pelos engenheiros americanos J.
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b) Indicador de bordo com escala
azimutal e a antena rotativa que era fixada na fuselagem
da aeronave. |
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Dillinger, H. Diamond e E. Dumore.
Basicamente consistia em usar rádio faróis direcionados,
transmitindo sinais em código Morse, modulados em freqüências
de ondas longas. (a)
No inicio da segunda guerra mundial, a força aérea alemã,
LUFTWAFF, já dispunha do seu próprio sistema de radioalinhamento
conhecido sob o codinome de KNICKENBEIN, literalmente perna
torta. Originalmente projetado pelas firmas Lorenz
e Telefunken, destinado a orientar aviões bombardeiros
quando em missões noturnas sobre a Inglaterra utilizando-se
de dois radio faróis localizados nas costas do mar do
Norte e do canal da Mancha.
Entre 1938 a 1945 surgiram vários tipos de radioalinhamento
dentre os quais se destacam os sistemas de radionavegação por
pulso modulado que tinha a vantagem de fornecer a indicação
direta da aeronave ou navio com excelente precisão; como exemplo
tem-se os sistema de origem inglês GEE e DECCA,
bem como do americano, LORAM, Long Range Navigation Aid.
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c) Indicador
de bordo da aeronave mostrando o seu dial ou escala
calibrada em 360º. |
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(a) Rádio receptor usado
no sistema LORAN. |
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Basicamente nestes dois
sistemas de radionavegação media-se sobre a tela de um
osciloscópio as diferenças no tempo de chegada ao receptor,
dos pulsos de radiofreqüência, transmitidos simultaneamente
ou em intervalos definidos de um conjunto de transmissores
localizados em terra. O sistema GEE operava em freqüências
de 20 - 80 MHz e o DECCA em 100 MHz. Por sua vez o sistema
LORAN operava em freqüências de ondas longas, na faixa de
1900 kHz. (b)
Em 1946 surge o sistema de radionavegação multidirecional
por comparação de fase, conhecido por VOR ou VHF Omini Direcional
Range, que permita que a aeronave voasse ao longo de uma rota
pré-determinada dentro de uma zona aproximação cujos sinais
do radiofarol eram captados em distâncias de 100 a 200 Km.
Assim, além do radiofarol transmitir contínuas e inúmeras
trilhas eletrônicas o sistema tinha ainda a vantagem de dispor
de um equipamento aerotransportado bastante simples, podendo,
também, operar simultaneamente com os transceptores da aeronave.
(c)
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(b) Radio operador a bordo de
aeronave usando sistema de radio navegação, por
volta de 1939. (Radio News) |
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(a) Ilustração
do sistema de radionavegação DECCA, mostrando as
coordenadas, os pontos com os rádiofarois e os instrumentos
indicadores dorádio-sinal no painel da aeronave. |
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Radioalinhamento, uma estrada
invisível no céu. |
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(b) Instrumento no painel da aeronave
usado no sistema VOR. | |
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(c) Primitivo instrumento para
posicionamento e orientação de vôo . | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
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RADAR é uma acrossemia de RADIO DETECTING AND RANGING,
ou seja, detecção por telemetria radielétrica,
termo este adotado pela primeira vez em 1941, pela marinha americana.
Na realidade é uma técnica que utiliza emissão
de sinais modulados em microondas, cuja análise dos pulos
refletidos permite a localização e determinação
da velocidade como a natureza de objeto móveis ou estacionários(a).
Foi originalmente desenvolvido como um processo para detectar
aproximação de aviões de ataque a longas
distâncias e, assim, permitir uma defesa ou contra ataque
em tempo hábil.
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(a) - O princípio de operação
do RADAR. |
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Entretanto, devido ainda possuir
as vantagens de medir a distância como a direção
do alvo foi, também, largamente empregado no campo da
vigilância e aquisição de dados sobre o
alvo (b).
Em 1900, Tesla propõe pela primeira vez o conceito atual
da reflexão e detecção de ondas sobre um
corpo. Em 1904, Christian Hulsmeyer inventa o primeiro aparelho
com aplicações práticas para a detecção
de objetos a distância. Denominado de TELEMOBILOSCPIO,
e fora concebido para evitar colisões entre navios. Consistia
de um transmissor por centelha, operando na freqüência
de
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b) - Ilustração da disposição
dos sinais ou pulsos emitidos e refletidos na tela
do tubo de raios catódicos de um receptor de RADAR. |
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650 MHz, cujas emissões
eram feitas por meio de duas antenas parabólicas respectivamente,
para emitir como captar o sinal refletido. Assim, quando um
objeto estivesse a uma certa distância, o sistema captava
o sinal refletido e disparava um alarme sônico. Entretanto,
por operar em freqüências de ondas contínuas
e, não pulsos, o aparelho não podia determinar
a distância do objeto. Para contornar esta dificuldade
a antena foi direcionada para a superfície da água,
assim, as ondas refletiam na mesma e atingiam o objeto cuja
distância podia, agora ser calculada conhecendo-se o ângulo
de inclinação da antena como a sua altura acima
da superfície da água. Apesar da simplicidade
e praticidade do TELEMOBILOSCÓPIO, mínimo foi
o interesse em sua aplicação. Porém, foi somente
a parir de 1930 que se intensificam as pesquisas para obtenção
de um aparelho operacional para detecção de objetos
a longas distâncias. Elas foram feitas simultaneamente
em vários países sob diversas denominações
como, por exemplo, FUMG, Funkmess
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(c) - O radar
ASV consistia de um transmissor-receptor provido
com duas antenas tipo YAGI. Este tipo de antena
foi desenvolvido em 1921, pelos pesquisadores japoneses
H. Yagi e S. Uda da universidade de Tohuku. |
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Gerät, na Alemanha, DEM
ouDetection, Eletromagnetique em França e na Inglaterra,
RDF, Radio Direction Finding. Todavia, foi na Inglaterra que
R. A. Watson-Watt e A.F. Wilkins, fazem a histórica experiência
sobre o RADAR demonstrando finalmente a suas grandes possibilidades
práticas.
Em 1938 o panorama de guerra já era uma realidade no
continente europeu como asiático de forma que os principais
países envolvidos na geopolítica da época.
A Alemanha, o Japão e a Inglaterra se preparavam militarmente.
Na Alemanha os estudos sobre o RADAR começaram em 1933,
sob a supervisão do Dr. Rudolph Kuhnold. As suas forças
armadas já dispunha dos RADARES tipo FREYA, SEETAK, LICHTENSTEIN
e WURZBURG. Este último foi a base para o desenvolvimento
dos RADARES japoneses tipo TAKI-6 e TAKI-1.
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(d) - Princípio de operação
de um RADAR PPI, mostrando o diagrama polar com os diversos
círculos de distância e o pulso ou sinal
do objeto detectado. |
Por outro lado, a Inglaterra
através dos estudos de Watson-Watt já possuía
grande conhecimento sobre o RADAR que aliado ao avançado
estado evolutivo das novas válvulas de alta freqüência,
como o KLYSTRON e o MGNETRON DE PULSO lhe dava uma grande vantagem
tecnológica. Assim, a partir de 1937, inicia as instalações
de uma cadeia de radares costeiros conhecida como: BRITISH HOME
CHAIN FOR EARLY WARNING STATIONS. Este notável sistema
de RADAR desempenhou papel fundamental durante a guerra, principalmente
na batalha da Inglaterra, pois esta linha de defesa eletrônica
podia detectar rapidamente os aviões alemães em
altitudes de 3000 m, em distâncias de 180 km, permitindo assim,
um contra ataque eficaz. Durante oconflito, os ingleses desenvolveram
ainda vários tipos de radares, destinados às mais
diversas aplicações tanto de ordem tática
como estratégica. Dentre eles tem-se o tipo "Gun
Laying", o "Chain Home Low Flying", paradetectar
aviões voando em baixa altitude, o sistema "IFF"
- Indentification Friend or Foe" que podia identificar
se a aeronave era de procedência amiga ou inimiga, o famoso
RADAR ASV, "Airborne Search For Surface Vessels" (c)
que na realidade foi o responsável pela destruição
da frota alemã de submarinos. E, finalmente o RADAR PPI
ou "Plan Position Indicator" o qual na realidade foi
uma inovação do RADAR CHL (d) (e). Como visto,
premidos pela guerra que ameaçava o seu território,
os ingleses num curto espaço de tempo, que foi o período
de 1939-1940, desenvolveram quase que sozinhos, grande parte
da tecnologia do RADAR, cujos reflexos são sentidos atualmente
(f).
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(e) - Ilustração
de um RADAR tipo PPI em operação. | | |
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(f) - Um moderno RADAR PPI. |
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A partir da 1ª guerra mundial,
a forças armadas constataram a enorme aplicação da radiocomunicação
que em caráter tático, na zona de combate, como estratégico,
na rápida comunicação entre o quartel general e a linha
de frente. Assim, o exército, a marinha
e a aeronáutica, aproveitaram o seu conhecimento e experiência,
equipando-se, portanto, com aparelhos oriundos das mais
variadas e avançadas tecnologias eletrônicas.
Os equipamentos usados na radiocomunicação
militar da 1ª guerra mundial refletiam a tecnologia eletrônica
da época e, portanto, ainda não possuíam vários requisitos
fundamentais para o seu desempenho operacional como por
exemplo rigidez.
Entretanto, lançaram as bases para futuros desenvolvimentos
que ocorreriam nos anos subseqüentes a este conflito.
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a) Transmissor
modelo B Mark II, usando duas válvulas tipo E,
de origem inglesa, com potência de 20 W para operação
na faixa de 65 m. Ilustração gentilmente cedida
pela revista Radio Bygones. |
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b)Transmissor
por centelha ,para uso aeronáutico, fabricado em
1915 pela companhia inglesa Sterling. Ilustração
gentilmente cedida pela revista Radio Bygones. | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
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