domingo, 10 de setembro de 2023

Antenas Simples para Radioamador

 Por décadas o radioamador vem sendo uma maneira suprema de comunicação entre os muitos jeitos de levar mensagens de um lugar para outro! Muitas antenas foram inventadas simplesmente por necessidade. Os transmissores centelhadores foram utilizados durante todo o grande desastre do Titanic. Nessa época eles chamavam de sem fio e assim é ainda hoje, as antenas de fio enviam sinais para o ar. O radioamadorismo progrediu e está continuamente mudando desde os transmissores centelhadores daquela época.

As bobinas de alta tensão foram utilizadas por sua resistência e elas enviavam sistematicamente os "dits" e "dahs" característicos do código Morse e, também, de quem recebia os sinais na outra extremidade e que podia tanto ler esses códigos como anotar os símbolos e formar palavras. Uma maneira fantástica e fascinante de comunicação e, no entanto, primitiva o suficiente para voltarmos a nossa atenção para o passado e ainda dizer que era uma ferramenta fantástica.



Ênfase na Antena! O coração do sistema do radioamador é a antena. Há muitas outras pessoas mal informadas afirmando que o poder é a força máxima. Não é assim! O coração de qualquer estação de rádio, seja ela de radioamador, comercial, negócios, CB, rádio familiar, ou experimentos em ondas baixíssimas de potência de radioamador (QRP como é chamada) é a antena! Sem uma boa recepção, você não ouvirá muita coisa. Sem boas antenas para fazer a transmissão, nada será transmitido, mesmo se a RF for de alta potência ou se os watts de saída forem altos!






O planejamento de um projeto de antena pode levar a diversas formas de pensamentos e você deve sempre considerar o seguinte: altura, comprimento, linha de alimentação, balun (e vamos falar sobre um balun mais tarde), isoladores, tipo de fio utilizado ou o tipo de metal. Também é necessário pensar sobre o que você quer fazer com essa antena, quantas bandas quer que funcionem, se você pode utilizar o material correto e se terá espaço para pendurar uma. O maior de todos os desafios, entretanto, surge se você vive em um lugar que tenha leis de zoneamento. Nesse caso, será possível que você tenha de obter permissão (controle) para colocar uma antena em sua própria propriedade!



Use materiais que correspondam facilmente. As antenas podem ser feitas de muitos materiais diferentes. Lembre-se de que você deve utilizar metais de naturezas semelhantes, pois os diferentes têm uma tendência a corrosão ou a terem propriedades não-condutoras. Os metais como cobre, alumínio, estanho e aço conduzirão a eletricidade, mas quando falamos de Radiofrequência, ou correntes de RF e tensões, estamos tratando de "Efeito Pelicular". O fio da antena de alumínio é difícil de trabalhar, rompe-se facilmente, se deforma sem maior resistência e não pode ser soldado utilizando solda convencional. O fio de alumínio não é caro, mas é o tipo menos aconselhável. O fio revestido de cobre é anda bastante caro e encontrar um fio antigo revestido é a melhor escolha. O diâmetro de um fio de bitola 12 tem cerca de 1/8 de polegada de espessura. Não é difícil de trabalhar com ele e é, provavelmente, o melhor metal para uma antena. O fio de estanho, utilizado em cercas elétricas também é uma excelente antena e não é caro. O único inconveniente é que você também terá que comprá-lo em rolos de 400 ou 800 metros. Se você planeja construir várias antenas, não terá nenhum problema com esse grande rolo de fio









O que funciona com qual corrente. As correntes DC ou AC comuns e a voltagem viajam pelo centro do fio, assim como a RF corre por fora dele. Se você quiser imagine, um fio com a parte cortada apontada na sua direção. Se pudéssemos ver o fio com a corrente passando nele, seria fácil de definir. As correntes AC e DC seriam vistas a partir do centro para fora. A RF, seria vista ao longo das partes exteriores do fio, como se fosse o revestimento dele. O tipo de metal utilizado teria uma escala de condutividade. É claro que nenhum de nós estará usando algum metal precioso para fazer uma antena, mas os metais raros como ouro, prata e platina são os três metais mais condutores, porém, devido ao seu custo elevado, temos que nos contentar com o fio de cobre, de aço, com revestimento tanto de cobre como de bronze ou, talvez de estanho, tendo ou não um revestimento de cobre, ou até mesmo um fio simples de cercas elétricas, ou ainda, eventualmente, se não tiver outro fio para ser utilizado, o fio de alumínio. Qualquer bom condutor de eletricidade irá realizar a RF. O menos favorecido é o fio mecânico, o qual tem uma alta resistência, mas ele corrói e oxida facilmente, causando uma resistência não desejada e a falha da antena. Quando for submetido às intempéries o fio mecânico enferrujará facilmente, criando um problema interminável tanto de ruptura como a falta de conectividade PRINCIPAL. Ele não irradiará bem a energia RF e não receberá os sinais de transmissão das outras estações amadoras. Um dos melhores e, provavelmente, mais baratos é o fio utilizado para a cerca elétrica que esteja revestido com bronze ou cobre. Uma vez que estamos lidando com as propriedades do "efeito pelicular", apenas o revestimento exterior suportará a energia RF. O fio de aço também deve ser evitado, se for possível. O aço enferruja facilmente, mesmo se for revestido de bronze ou cobre. O fio de estanho, que é utilizado para cerca elétrica e que não é revestido, também pode ser usado, mas certifique-se de inspecionar as conexões de vez em quando para remover qualquer corrosão e, se for necessário, solde-o novamente. Os fios de cobre sólido com revestimento isolado podem ser uma antena fantástica. Pelo menos setenta (70) por cento de todas as antenas de radioamador são feitas de algum tipo de fio, isolados ou não. Esses são os que estaremos comentando aqui nesse artigo.







eletricidade entra em sua casa. Utilize um bom fio reto e evite dobras ou torções graves nele. Se você estiver usando estanho com revestimentos de cobre ou bronze, atente para a tendência que esse tipo de fio terá para enrolar. Alguns fios enrolados de maneira apertada também podem enrolar sobre si mesmos, independentemente do que for feito ou do tipo de revestimento. Alguns fios também têm uma tendência de ter pontas afiadas depois de serem cortados. O aço é o pior. Uma boa alicate de corte lateral afiada ou cortador diagonal, também podem deixar um cume que seja afiado se forem utilizados em certos metais. Quanto menor for o fio, também será mais difícil de trabalhar com ele. Utilizar fios de bitola leve, tanto a 17, 18, até 22 ou 24, tem muitos problemas, não apenas a durabilidade. O vento pode destruir uma antena em alguns movimentos, se ela for feitas com fios de bitolas entre 17 a 22. É recomendado utilizar, pelo menos a bitola 18 para a maioria das antenas. Há lugares, que mencionamos anteriormente, que não permitirão que as antenas, torres ou postes de antena a sejam construídos. Um dipolo no sótão de sua casa é uma boa ideia, se você tiver espaço suficiente no sótão para colocá-lo. As antenas dipolo dobradas funcionarão muito bem, se você não tiver um telhado de metal.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário