Segundo o site SpaceWeather.com relata:
Durante a tempestade geomagnética de 27 de novembro, um evento breve, mas intenso de classe G2, o radioamador Pedro Brogl de Fürth, Alemanha experimentou um estranho fenômeno. Quarenta e seis segundos depois de transmitir seu sinal de chamada em 7 MHz, ele recebeu um eco da sua própria transmissão.
"No começo, eu pensei que alguém estava brincando comigo", diz Brogl ", mas mudei de freqüência, transmiti novamente meu indicativo de chamada (DK6NP), e tive outro eco." Isso durou mais de uma hora, tempo suficiente para Brogl fazer várias gravações.Durante a tempestade geomagnética de 27 de novembro, um evento breve, mas intenso de classe G2, o radioamador Pedro Brogl de Fürth, Alemanha experimentou um estranho fenômeno. Quarenta e seis segundos depois de transmitir seu sinal de chamada em 7 MHz, ele recebeu um eco da sua própria transmissão.
Relatado pela primeira vez em 1927 pelo norueguês e engenheiro civil Jørgen Hals, ecos de rádio de longo prazo são raros e pouco conhecidos. Condições de propagação incomuns ligadas às tempestades solares são uma das muitas explicações possíveis. Outras explicações podem ser vistas na página Shlionskiy Echo.
Fez me lembrar do filme alta frequencia, onde o rapaz fala com sei pai quando ele era vivo no passado. 73 pra ti amigo
ResponderExcluir