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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ILLW (International Lighthouse Lightship Weekend) 2013

Realiza-se no próximo fim-de-semana (17 e 18 de Agosto) o International Lighthouse Lightship Weekend, que decorrerá entre as 00H01UTC de sábado e as 23H59UTC de domingo.
Este evento pretende promover os faróis e barcos faróis junto do público e a necessidade da sua preservação e restauro, bem como promover o radioamadorismo e a boa vontade internacional.

Estão anunciadas algumas operações desde faróis portugueses para o ILLW 2013, consulte as operações portuguesas anunciadas, bem como as operações anunciadas a nível mundial, através da seguinte hiperligação.

Para consultar o regulamento do International Lighthouse Lightship Weekend, bem como a restante informação disponibilizada, aceda à página web da organização através do endereço web http://www.illw.net.

Radioamadores Australianos podem perder Espectro de 2300-2302Mhz

A Comunicações Australianas e a Autoridade de Meios (ACMA) propuseram alterações na utilização do espectro na banda de 2300 a 2302MHz que limitarão radioamadores australianos. A ACMA pretende realocar o espectro de sistemas de dados sem fio LTE (Long-Term Evolution), popularmente usado para aplicações móveis de banda larga. A alteração proposta

permitiria serviços LTE 100MHz entre 2300 e 2400MHz.
De acordo com o Instituto de Wireless da Austrália, esta alocação secundária de Radioamador é a única opção viável para contatos Terra-Lua-Terra (Earth-Moon-Earth, EME) entre Austrália e Região II (onde a atividade EME é 2304MHz) ou a região I (que usa 2320MHz). A atividade EME australiana então seria confinada a 2400MHz (ou superior), onde o equipamento ISM e acesso Wi-Fi são suscetíveis de causar interferências.
Em resposta à notícia da proposta da ACMA, o CEO da ARRL, David Sumner K1ZZ, disse: “Radioamadores nos Estados Unidos não correm perigo imediato de perder 2300-2305MHz porque neste país o uso da banda 2300-2400MHz por vários serviços de rádio é bastante diferente da maior parte do mundo. Infelizmente, nossos colegas em muitos outros países estão enfrentando o mesmo desafio como na Austrália, como a pressão cresce para uso comercial dos serviços de banda larga móveis.”
Se o Ministro Australiano para Banda Larga, Comunicações e Economia Digital aprovar a proposta, radioamadores poderão perder o acesso ao espectro em 2015.
Fonte: VHFMais Radioamadorismo

Radioamadores Australianos podem perder Espectro de 2300-2302Mhz

A Comunicações Australianas e a Autoridade de Meios (ACMA) propuseram alterações na utilização do espectro na banda de 2300 a 2302MHz que limitarão radioamadores australianos. A ACMA pretende realocar o espectro de sistemas de dados sem fio LTE (Long-Term Evolution), popularmente usado para aplicações móveis de banda larga. A alteração proposta

permitiria serviços LTE 100MHz entre 2300 e 2400MHz.
De acordo com o Instituto de Wireless da Austrália, esta alocação secundária de Radioamador é a única opção viável para contatos Terra-Lua-Terra (Earth-Moon-Earth, EME) entre Austrália e Região II (onde a atividade EME é 2304MHz) ou a região I (que usa 2320MHz). A atividade EME australiana então seria confinada a 2400MHz (ou superior), onde o equipamento ISM e acesso Wi-Fi são suscetíveis de causar interferências.
Em resposta à notícia da proposta da ACMA, o CEO da ARRL, David Sumner K1ZZ, disse: “Radioamadores nos Estados Unidos não correm perigo imediato de perder 2300-2305MHz porque neste país o uso da banda 2300-2400MHz por vários serviços de rádio é bastante diferente da maior parte do mundo. Infelizmente, nossos colegas em muitos outros países estão enfrentando o mesmo desafio como na Austrália, como a pressão cresce para uso comercial dos serviços de banda larga móveis.”
Se o Ministro Australiano para Banda Larga, Comunicações e Economia Digital aprovar a proposta, radioamadores poderão perder o acesso ao espectro em 2015.
Fonte: VHFMais Radioamadorismo

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15/08/2013







roger.678956@hotmail.com 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Novas Placas de beeps para Rádio px com 70 efeitos sonoro em mp3

 Placas  de beeps para Rádio px com 70 efeitos sonoro em mp3
 São 70 efeitos em som mp3 dos mais pirados e  também os tradicionais

Para Rádio Px, Voyager , Cobra , Alan , Mega Star   19dx E Etc.
Valor 80,00 R$

Lista de efeitos
Sons de vozes 
Partida de caminhão
Buzina de caminhão
Buzina de calhanbeque
Buzina de carro comum 
Pica pau 
Papa-léguas
Cala boca nanico
Vinhetas 
Som sex
Pim-pim da globo

E muitos outros efeitos




















Tamanho da placa 4x4cm

Alta resistencia a impactos e a umidade.
 70 BEEPS

Produto para radio PX VHF e UHF.
Beeps em áudio Alta qualidade
Ao contrario da placa de beep convencional
que é apenas sons polifônicos.
Exemplos de alguns beeps disponiveis nesta placa.
Som de tiro , risadas , vinhetas ,falas, bichos , beeps polifonicos e etc .

Esta placa possui rele para radio antigo podendo
ser removido na hora da instalação em radios modernos.

Utilizando tecnologia avançada de programaçao dispensa o uso de cristal oscilador evitando interferencias internas em seu transceptor px ou vhf
Recursos disponíveis.
Roller beep > Troca automática.
Função ON/OFF
Memoriza a programação do usuário mesmo sem alimentação.
Trava no beep desejado
Processamento em alta velocidade sem travamentos.

Esta placa exige apenas uma chave ON/OFF para controle total da mesma podendo usar chave frontal em seu transceptor.

roger.678956@hotmail.com   

acoplador e wattimetro frequência de 10/11/12 M A VENDA

fabricante Soundy

Máxima  200 watts
chave 10 a 200 watts
Rager  10.11.12 M
CHAVE ACOPLADO O DIRETO

EQUIPAMENTO USADO PERFEITO ESTADO DE FUNCIONAMENTO 
190,00 reais
























roger.678956@hotmail.com  
 

RADIOGONIOMETRIA


 



A evolução da Eletrônica nas primeiras décadas do século XX influiu consideravelmente na filosofia militar, originando achamada guerra eletrônica. As forças armadas tinham agora um eficiente processo de comunicação pela transferência de sinais de rádio em diversas modalidades de transmissão como: fonia, código, teletipo, fac-símile e pulsos. Durante as transmissões estes sinais eram ainda monitorados, cifrados como contra-informados, que era o campo da inteligência eletrônica. Além disso outras formas de armamento eletrônico surgiram como o SONAR, o RADAR e a, RADIONAVEGAÇÃO.



 

Ilustração do princípio da radiogoniometria desenvolvido em 1910 por Bellini-Tosi.


Ilustração parcial do mecanismo de uma bússola giroscópica, mostrando o giroscópio, usado em sistemas de navegação inercial




a) Aparelho usado em radioalinhamento modelo DW-1 com dial azimutal, rotativo, fabricado pela Bendix, Radio em 1941, EUA.
O uso de sinais de rádio para o correto posicionamento de navios e aeronaves foi originalmente desenvolvid o em 1930 pelos engenheiros americanos J.
b) Indicador de bordo com escala azimutal e a antena rotativa que era fixada na fuselagem da aeronave.
Dillinger, H. Diamond e E. Dumore. Basicamente consistia em usar rádio faróis  direcionados,  transmitindo  sinais em código Morse, modulados em freqüências de ondas longas. (a)
No inicio da segunda guerra mundial,  a força aérea alemã, LUFTWAFF, já dispunha do seu próprio sistema de radioalinhamento conhecido sob o codinome de KNICKENBEIN, literalmente perna torta. Originalmente  projetado pelas firmas  Lorenz e Telefunken,  destinado a orientar  aviões bombardeiros quando em missões noturnas sobre a Inglaterra utilizando-se  de dois radio faróis  localizados nas costas do mar do Norte e do canal da Mancha.
Entre 1938 a 1945 surgiram vários tipos de radioalinhamento dentre os quais se destacam os sistemas de radionavegação por pulso modulado que tinha a vantagem de fornecer a indicação direta da aeronave ou navio com excelente precisão; como exemplo  tem-se  os  sistema de origem inglês  GEE e DECCA, bem como do americano,  LORAM, Long Range Navigation Aid.
c) Indicador de bordo da aeronave mostrando o seu dial ou escala calibrada em 360º.

(a) Rádio receptor usado no sistema LORAN.
Basicamente  nestes  dois sistemas de radionavegação media-se sobre a tela de um  osciloscópio as diferenças no tempo de chegada ao receptor, dos pulsos de radiofreqüência, transmitidos simultaneamente ou em intervalos definidos de um conjunto de transmissores localizados em terra. O sistema GEE operava em freqüências de 20 - 80 MHz e o DECCA em 100 MHz. Por sua vez o sistema LORAN operava em freqüências de ondas longas, na faixa de 1900 kHz. (b)
Em 1946 surge o sistema de radionavegação multidirecional  por comparação de fase, conhecido por VOR ou VHF Omini Direcional Range, que permita que a aeronave voasse ao longo de uma rota pré-determinada dentro de uma zona aproximação cujos sinais do radiofarol eram captados em distâncias de 100 a 200 Km. Assim, além do radiofarol transmitir contínuas e inúmeras trilhas eletrônicas o sistema tinha ainda a vantagem de dispor de um equipamento aerotransportado bastante simples, podendo, também, operar simultaneamente com os transceptores da aeronave. (c)
(b) Radio operador a bordo de aeronave usando sistema de radio navegação, por volta de 1939. (Radio News)
(a) Ilustração do sistema de radionavegação DECCA, mostrando as coordenadas, os pontos com os rádiofarois e os instrumentos indicadores dorádio-sinal no painel da aeronave.
Radioalinhamento, uma estrada invisível no céu.
          
 
(b) Instrumento no painel da aeronave usado no sistema VOR. 

(c) Primitivo instrumento para posicionamento e orientação de vôo .                                                     
RADAR é uma acrossemia de RADIO DETECTING AND RANGING, ou seja, detecção por telemetria radielétrica, termo este adotado pela primeira vez em 1941, pela marinha americana. Na realidade é uma técnica que utiliza emissão de sinais modulados em microondas, cuja análise dos pulos refletidos permite a localização e determinação da velocidade como a natureza de objeto móveis ou estacionários(a).
Foi originalmente desenvolvido como um processo para detectar aproximação de aviões de ataque a longas distâncias e, assim, permitir uma defesa ou contra ataque em tempo hábil.
(a) - O princípio de operação do RADAR.
Entretanto, devido ainda possuir as vantagens de medir a distância como a direção do alvo foi, também, largamente empregado no campo da vigilância e aquisição de dados sobre o alvo (b).
Em 1900, Tesla propõe pela primeira vez o conceito atual da reflexão e detecção de ondas sobre um corpo. Em 1904, Christian Hulsmeyer inventa o primeiro aparelho com aplicações práticas para a detecção de objetos a distância. Denominado de TELEMOBILOSCPIO, e fora concebido para evitar colisões entre navios. Consistia de um transmissor por centelha, operando na freqüência de
b) - Ilustração da disposição dos sinais ou pulsos emitidos e refletidos na tela do tubo de raios catódicos de um receptor de RADAR.
650 MHz, cujas emissões eram feitas por meio de duas antenas parabólicas respectivamente, para emitir como captar o sinal refletido. Assim, quando um objeto estivesse a uma certa distância, o sistema captava o sinal refletido e disparava um alarme sônico. Entretanto, por operar em freqüências de ondas contínuas e, não pulsos, o aparelho não podia determinar a distância do objeto. Para contornar esta dificuldade a antena foi direcionada para a superfície da água, assim, as ondas refletiam na mesma e atingiam o objeto cuja distância podia, agora ser calculada conhecendo-se o ângulo de inclinação da antena como a sua altura acima da superfície da água. Apesar da simplicidade e praticidade do TELEMOBILOSCÓPIO, mínimo foi o interesse em sua aplicação. Porém, foi somente a parir de 1930 que se intensificam as pesquisas para obtenção de um aparelho operacional para detecção de objetos a longas distâncias. Elas foram feitas simultaneamente em vários países sob diversas denominações como, por exemplo, FUMG, Funkmess
(c) - O radar ASV consistia de um transmissor-receptor provido com duas antenas tipo YAGI. Este tipo de antena foi desenvolvido em 1921, pelos pesquisadores japoneses H. Yagi e S. Uda da universidade de Tohuku.
Gerät, na Alemanha, DEM ouDetection, Eletromagnetique em França e na Inglaterra, RDF, Radio Direction Finding. Todavia, foi na Inglaterra que R. A. Watson-Watt e A.F. Wilkins, fazem a histórica experiência sobre o RADAR demonstrando finalmente a suas grandes possibilidades práticas.
Em 1938 o panorama de guerra já era uma realidade no continente europeu como asiático de forma que os principais países envolvidos na geopolítica da época. A Alemanha, o Japão e a Inglaterra se preparavam militarmente. Na Alemanha os estudos sobre o RADAR começaram em 1933, sob a supervisão do Dr. Rudolph Kuhnold. As suas forças armadas já dispunha dos RADARES tipo FREYA, SEETAK, LICHTENSTEIN e WURZBURG. Este último foi a base para o desenvolvimento dos RADARES japoneses tipo TAKI-6 e TAKI-1.
(d) - Princípio de operação de um RADAR PPI, mostrando o diagrama polar com os diversos círculos de distância e o pulso ou sinal do objeto detectado.
Por outro lado, a Inglaterra através dos estudos de Watson-Watt já possuía grande conhecimento sobre o RADAR que aliado ao avançado estado evolutivo das novas válvulas de alta freqüência, como o KLYSTRON e o MGNETRON DE PULSO lhe dava uma grande vantagem tecnológica. Assim, a partir de 1937, inicia as instalações de uma cadeia de radares costeiros conhecida como: BRITISH HOME CHAIN FOR EARLY WARNING STATIONS. Este notável sistema de RADAR desempenhou papel fundamental durante a guerra, principalmente na batalha da Inglaterra, pois esta linha de defesa eletrônica podia detectar rapidamente os aviões alemães em altitudes de 3000 m, em distâncias de 180 km, permitindo assim, um contra ataque eficaz. Durante oconflito, os ingleses desenvolveram ainda vários tipos de radares, destinados às mais diversas aplicações tanto de ordem tática como estratégica. Dentre eles tem-se o tipo "Gun Laying", o "Chain Home Low Flying", paradetectar aviões voando em baixa altitude, o sistema "IFF" - Indentification Friend or Foe" que podia identificar se a aeronave era de procedência amiga ou inimiga, o famoso RADAR ASV, "Airborne Search For Surface Vessels" (c) que na realidade foi o responsável pela destruição da frota alemã de submarinos. E, finalmente o RADAR PPI ou "Plan Position Indicator" o qual na realidade foi uma inovação do RADAR CHL (d) (e). Como visto, premidos pela guerra que ameaçava o seu território, os ingleses num curto espaço de tempo, que foi o período de 1939-1940, desenvolveram quase que sozinhos, grande parte da tecnologia do RADAR, cujos reflexos são sentidos atualmente (f).
(e) - Ilustração de um RADAR tipo PPI em operação.  
(f) - Um moderno RADAR PPI.
A partir da 1ª guerra mundial, a forças armadas constataram a enorme aplicação da radiocomunicação que em caráter tático, na zona de combate, como estratégico, na rápida comunicação entre o quartel general e a linha de frente. Assim, o  exército,  a marinha e a aeronáutica, aproveitaram o seu conhecimento e experiência, equipando-se, portanto, com aparelhos oriundos das mais variadas e avançadas tecnologias eletrônicas.

 Os equipamentos usados na radiocomunicação militar da 1ª guerra mundial refletiam a tecnologia eletrônica da época e, portanto, ainda não possuíam vários requisitos fundamentais para o seu desempenho operacional como por exemplo rigidez.
Entretanto, lançaram as bases para futuros desenvolvimentos que ocorreriam nos anos subseqüentes a este conflito.
a) Transmissor modelo B Mark II, usando duas válvulas tipo E,  de origem inglesa, com potência de 20 W para operação na faixa de 65 m. Ilustração gentilmente  cedida pela revista  Radio Bygones.
    
b)Transmissor  por centelha ,para uso aeronáutico, fabricado em 1915 pela companhia inglesa Sterling. Ilustração gentilmente cedida pela revista Radio Bygones.