Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

CANADA ELIZABETH ANDERSON VE7YL Pioneer canadense sem fio YL



"Elizabeth King começou uma nova carreira esta semana, ela chegou aqui a partir de Vancouver, BC para verificar sobre equipamentos de rádio nova que está sendo instalado a bordo do cargueiro norueguês MS VITO", assim relatou o San Pedro Daily News em 18 de fevereiro de 1947.
Para mim, este foi o primeiro passo em uma aventura que eu tinha planejado e esperado desde que me formei Sprott Escola Rádio Shaw em Vancouver com um Certificado de Proficiência em Rádio - Segunda Classe. Minha vida a esse ponto tinha sido uma viagem. Até o momento eu terminei o meu Matric Senior, eu tinha assistido treze escolas, viveu em quatro países e tinha navegado através do Canal do Suez, através do Oceano Índico e atravessou o Pacífico sete vezes.
Quando a idéia de se tornar um operador de rádio veio durante esse último ano de escola, ela não sabia, mas era tempo de guerra e Elizabeth tinha uma irmã no WD RCAF e sua outra irmã era casada com um marinheiro da Marinha canadense que estava em corvetas no Atlântico Norte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, pelo menos, nove YLS canadenses navegavam como operadores de rádio a bordo dos navios noruegueses sobre os oceanos Atlântico e Pacífico e no Mediterrâneo.
Elizabeth estava determinado a se juntarem a eles. Uma oportunidade tornou-se disponível logo depois que ela ganhou sua licença, mas infelizmente os pais não pensam muito da idéia. Compreensivelmente, eles não estavam entusiasmados em ver sua filha velejar em um petroleiro indo para o Pacífico Sul zona de guerra. No entanto, Alice Casa e McLean Ola aproveitou a chance e assinado no Kaptein petroleiro Worsoe como operadores de segundo e terceiro.
Elizabeth colocar seus planos em espera e começou a trabalhar com o governo canadense por três anos. Trabalhando como operador de uma estação de ambos no VAI costa e um operador interceptor. Para o último trabalho que ela teve que aprender Kata Kana, o código de rádio japonesa.
Após o dia VE todos os operadores do sexo feminino foram liberados e, juntamente com alguns outros Elizabeth começou a trabalhar com o Departamento de Defesa Nacional na sua estação sem fio especial fora Victoria. Algum tempo depois a notícia chegou-los em Victoria que uma posição foi aberta por um operador de rádio de um navio norueguês de San Francisco. A grande questão tornou-se "que se aplica? Então Elizabeth cortar os cartões com seu companheiro de apartamento, Norma Gozez e ganhou!
Ela imediatamente renunciou ao seu trabalho na estação, fomos para Vancouver para adquirir os documentos necessários, e então fora ela voou para San Francisco para participar do MS Vito, sua primeira casa no mar. Quando Vite deixou San Francisco que navegou para sul até San Pedro, Califórnia, para dry-docking e, alegria das alegrias, a Radio Shack cheio de novos equipamentos. O navio carregado de carga para cima e para baixo da Costa Oeste e por último, mas não menos importante, foi a bordo de uma carga de convés de suínos destinados para Manila.
Elizabeth ficou dois anos em Vito antes de assinar fora em Vancouver e, depois de uma breve visita à Inglaterra, entrou para a Skauvann MS, em Seattle.
Esses quatro anos emocionantes no mar foram preenchidos com novos amigos, e portos fascinantes da chamada - China, Japão, Hong Kong, Singapura, Filipinas, Austrália ea costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos.
Todas as viagens eram mais maravilhosas, mas ela sente que a primeira viagem foi a mais memorável simplesmente porque era o primeiro.
Logo após o embarque Vite Elizabeth foi informado pelo Capitão que seus deveres incluiriam a assinatura da equipe dentro e fora, bem como sua secretária. Ela também foi para acompanhar a equipe para o Departamento de Imigração, o Consulado da Noruega e ao médico ou ao hospital - se for necessário. Além disso,
Elizabeth também tinha que polir bronze na ponte e vire a governar o navio. O trabalho esta ela não gostava nem que ela era muito bom nisso - possivelmente de propósito! Sempre que faltava tripulação eo navio estava prestes a partir, uma de suas tarefas era a de ir procurá-los ao longo da orla e levá-los de volta a bordo, logo que possível.
Deveres de rádio não foram tributação. Uma mensagem ocasional para o agente do navio no próximo porto de escala, transmitir e receber mensagens para os oficiais e tripulantes com suas famílias na Noruega, especialmente no tempo do Natal, a cópia da notícia e do tempo e recebendo cheques de tempo. O trabalho mais demorado foi fazer as folhas de salários e tentando escrever letras em norueguês.
Houve momentos tristes e momentos felizes.
Triste quando dois tripulantes foram perdidos para o álcool de madeira que começou a beber depois de deixar Cebu, nas Filipinas. Ambos foram mortos quando o navio chegou a Xangai. Feliz quando a esposa do capitão se juntou a nós em algumas viagens e noiva do engenheiro-chefe voou para fora da Noruega e tivemos um casamento para comemorar. Ambos Vito e Skauvann tinha alojamento para um número limitado de passageiros por isso era sempre divertido ao deixar o último porto antes de atravessar o Pacífico, ou leste ou oeste, para atender, e conhecer esses passageiros convidados. Muitos deles se tornaram bons amigos e, frequentemente, Elizabeth foi convidada para suas casas quando o navio retornou a sua parte do mundo.
Novo capítulo emocionante na vida de Elizabeth!
Quando Elizabeth assinado Skauvann no início de 1951, marcou o início de outro capítulo emocionante em sua vida. Enquanto trabalhava no VAI, ela conheceu Reg Anderson, do University Club cabine exterior em Grouse Mountain. Ele salvou de um banco de neve, quando ela estava tentando ski e, pela primeira vez em sua vida, ea última, ele carregava esquis de outra pessoa descer a montanha! Reg era naquele tempo freqüentando UBC, estudando para se tornar um engenheiro químico. Em 1951 ele foi contratado pela Shell Oil em Sumatra e em agosto desse ano, Isabel voou para Cingapura para encontrá-lo e se casar. Suas vidas Shell levou de Sumatra para a Venezuela (onde seus dois filhos Arleen e Ernie, nasceram), Holanda, Curaçao e depois volta para o Canadá em 1967. Eles passaram um ano em Toronto, em seguida, mudou-se para Calgary. Elizabeth viciado em Rádio Amadores! VE6ALE
Não foi até 1971 que Elizabeth se envolveu com o rádio novamente - desta vez de Radioamador. Reg tinha um amigo em Calgary, que era um amador, e ela foi para o seu barraco para ouvir e tentar a CW novamente. Ela estava um pouco enferrujada, mas feliz ao descobrir que ela não tinha esquecido o código Morse. Como é lindo soava - e Isabel ficou viciado! Reg a presenteou com um FT-101 e um 14AVQ para o Natal 1971 e ela solicitou e obteve o VE6ALE chamada.
No início de 1972, a Shell passou Reg novamente, desta vez para o Irã. Elizabeth permaneceu em Calgary para ver as crianças através do seu ano letivo, em seguida, vendeu a casa, em um mercado para baixo, arrumou a família, incluindo o cão, desligue VE6ALE em 17 de junho, e voou em uma excursão no exterior indefinido. As crianças foram matriculadas em escolas particulares em Vancouver, mas passado esse primeiro verão no Irã com eles. Abadan, Irã EP2EA
Pouco tempo depois eles se estabeleceu em Abadan, ela e Reg solicitou e recebeu as suas chamadas EP2. Ser licenciado como EP2EA e EP2RS não implica que eles tinham permissão para levar o equipamento de rádio no país. Essa permissão não foi concedida até janeiro de 1974, e em 21 de fevereiro daquele ano EP2EA e EP2RS estavam no ar. Elizabeth disse EP2EA e EP2RS mas Reg nunca era ativo como um presunto. Ele alegou que ela nunca saiu do barraco o tempo suficiente para ele funcionar! Ele era um gênio com as antenas! Com a ajuda de sua cozinheira Shahan, Reg instalado o 14AVQ sobre o telhado de barro de sua casa. Felizmente era inverno, e as temperaturas eram razoavelmente fresco. Mais tarde, quando o feixe de Mosley foi erguido, era de 125 graus à sombra. Embora as estações do PE não eram tão raros que era muito divertido ser uma chamada de 'Wanted' e ela ainda me lembro trabalhando VE8OO e VE8NN Frank e Diana (VE7XYL) em 16 de maio de 1975 - seu contato YL primeiro canadense. EP2EA foi QRT em 21 de agosto de 1976 Países Baixos - PA9ELA & VE7BIP/PA
Eles se mudaram para a Holanda, onde Elizabeth se tornou PA9ELA e VE7BIP/PA. Um ano mais tarde, foi fazer as malas e mudar de novo - desta vez para Jacarta, na Indonésia. JACARTA, INDONÉSIA - YB0ADT
YB0ADT entrou no ar em 3 de outubro de 1978. Ela ainda estava trabalhando CW só quando ela ficou indicativo da Indonésia, e foi um dos amadores locais Jacarta que finalmente convenceu Elizabeth para tentar outro modo SSB. Que divertido!
Elizabeth foi convencido a tentar SSB, encontrado YLS mais eo "Net Natter" nasceu.
Este novo modo habilitado Elizabeth para atender, muitas vezes com YLS outros. Depois de um bate-papo com VK2HD/Heather, VK6YL/Gill, VK6YF/Poppy, Diana/G4EZI, Hisako/JJ1LQI, VE7CBK/Bobby, DU6OCC/Olivia, VE7CIX/Rae e muitos outros se tornaram parte de sua rotina diária.
No início de 1980, Reg e Elizabeth visitou o Japão e ela foi capaz de atender Hisako e sua filha. Um par de meses mais tarde, a caminho de Vancouver, eles pararam em Curaçao e ficou em um motel administrado por PJ9EE, Chet Brandon, e ela foi capaz de operar sua estação de clube - PJ2CC por duas semanas. Foi maravilhoso estar nessa ilha linda de novo!
Como data Reg de aposentadoria cresceu mais perto, Elizabeth foi freneticamente tentando ganhar seu CLARA DXCC Certificado YL. Com apenas mais alguns países para registrar, ele parecia estar ficando cada vez mais difícil. No entanto, com a ajuda dos YLS na Net Natter, que exploraram as bandas de vozes YL e relatado de volta para ela o mais rápido possível quando um novo e queria YL foi ouvida, ela conseguiu trabalhar 101 países YL e conseguiu seu certificado. Este certificado foi o trabalho de muitos YLS.
As amizades no ar cresceu e, em outubro de 1980, quando Reg aposentados, eles fizeram uma viagem para a Austrália e Nova Zelândia para atender amadores, especialmente os YLS da Net Natter. Enquanto vivia em Jacarta, Reg e Elizabeth participou de dois Sudeste Asiático (SEA) convenções Net - Penang/9M2SEA em 1978 e Manila/4D1SEA em 1980. LICENCIADOS VE7YL 01 de setembro de 1984
Desde que voltou para casa para Vancouver, radioamadorismo tem sido uma parte muito importante da vida de Elizabeth. Reg tornou-se um SK em 1990 e desde então ela foi para a Suécia para uma conferência de YL, reuniu-se G4EZI, um membro da Net Natter, fez duas DXpeditions YL com o falecido Mary Lou Brown/NM8N - para as Ilhas Virgens Britânicas e Granada e depois para St. Pierre e Miquelon. Elizabeth tornou-se gerente de QSL para ambas as DXpeditions, bem como uma Mary Lou feitas Wallis e Fiji. Ela se envolveu com o programa Ilhas canadense e com a ajuda de membros do Clube de Rádio Amadores Richmond ativado 33 ilhas ao redor de Vancouver e no rio Fraser.
Elizabeth ainda persegue países YL adição de número 237, quando ela trocou de sinal com relatórios operacional Nellie/XE1CI da Palestina em abril  de 2000. Elizabeth tem sua ARRL DXCC Honor Roll com 330 países atuais trabalhou e, dedos cruzados, a confiança que o DXpedition Iêmen recente foi um bom e que ela está no log de um contato CW 20M!
Depois, há o esquivo a Coreia do Norte ainda não funciona


                    1947.











A Net Natter foi substituído por um grupo (todos os OMs), principalmente na Costa Oeste, mas alguns em VE3-terra, que perseguir IOTA (Ilhas On The Air).
Sua próxima viagem é para a Nova Zelândia no final de setembro para a Conferência YL2000 Internacional de Hamilton, seguido por uma DXpedition YL uma semana em Norfolk Island, onde duas estações vão estar no ar com o AX9YL chamada, e então é Queensland por um par de semanas . A sua chamada VK será VK4AYL. Um dos dois filhos de Elizabeth tem sua licença de presunto - Arleen é VA7YL - não muito ativa, mas ela vai ser quando as crianças não precisam de muito muito do seu tempo.


Elizabeth terminou com

"O que posso dizer sobre o radioamadorismo que você ainda não sabe, é um passatempo maravilhoso, não importa qual parte dela você perseguir Aproveite YLS? -.! Se fazer ouvir"







1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário