Radioamador avisou a FAB sobre o acidente com avião da Gol
SÃO PAULO - O radioamador Laudir Benevides, da cidade de Alexânia, em Goiás, foi o primeiro a comunicar à Polícia Civil de Brasília o acidente com o avião da Gol, vôo 1907. O comunicado ocorreu às 16h55, horário de Brasília, da sexta-feira, 29. Benevides recebeu informação de uma testemunha ocular da queda da aeronave, que teria ocorrido por volta das 17 horas, horário de Brasília (16 horas no local), na fazenda Jarinã, na cidade de Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso. Benevides estava em contato com outros radioamadores quando a freqüência foi interrompida por um homem da região do município de Peixoto de Azevedo. De acordo com o radioamador de Alexânia, o avião 737-800 veio voando em baixa altitude, em alta velocidade, se chocou contra o solo e explodiu. Não haveria sobreviventes. Os destroços pegaram fogo e se espalharam por uma ampla área. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades. A fazenda Jarinã, em Peixoto de Azevedo, fica distante seis quilômetros de Matupá, localidade onde a aeronave havia perdido contato com o radar da torre de comando da base área da Serra do Cachimbo. A gleba Jarinã é uma área definida pela Funai para reserva indígena
Programas Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER
Consoante o bem delineado programa de prevenção implantado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, a Direção do Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze - Gestão 1996-1998, exultante, solicitou credenciamento na mesma para auxiliá-la.
O Grêmio como coordenador das ações de rádio e eventos sociais da Rodada Trem das Onze, sendo uma associação civil sem fins lucrativos e puramente participativa em radioamadorismo, a exemplo dessa que vem desde 1981 aprimorando-se na finalidade de atendimento de emergência, utiliza-se das facilidades dos contatos via rádio através de sua Estação PY5RTO (também das Estações de pessoas físicas atuantes na faixa dos 40 metros) para transmitir informações necessárias e urgentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário