O Serviço Faixa do Cidadão no V.H.F. de 151 a 154 MHz. Recebemos uma noticia vinda dos Estados Unidos muito interessante, onde fomos informados de que uma nova Lei foi promulgada em favor dos operadores da Faixa do Cidadão americanos (CB).
De acordo com esta nova Lei que foi promulgada no final do ano passado, ficou instituída e liberada e que agora já esta sendo implementada, passando para uso dos PXistas americanos uma nova faixa na banda do V. H. F. em 150 Mhz..
Esta nova banda de V. H. F. para os operadores da Faixa do Cidadão americano é chamada de MURS abreviação de Multi-user Radio Service.
Através desta nova Lei americana, fica facultada aos cidadões americanos para que, sem exames para o radioamador, passam a ter o acesso e uso da banda de V. H. F., compreendida entre as freqüências de 151.820 Khz. até 154.600 Khz..
O CB americano já esta liberado para utilizar a banda de V. H. F. em 151/154 Mhz., nas seguintes modalidades :
Telefonia (fonia),
Phone Patch,
Paquet Radio,
Paging,
Imagens,
Repetidora,
Telemetria e
Controle Remoto.
Em todas estas modalidades o PXista americano pode utilizar no máximo 2 Watts de potência efetiva irradiada.
Packet Radio da ARISS na E.E.I.
Frank Bauer KA3HDO Presidente da ARISS North America, nos informou de que o equipamento de rádio amador no sistema do Packet Radio da Estação Espacial Internacional é operacional, mas por causa de uma pequena falha da bateria backup RAM, o sistema no presente momento não tem nenhum sinal de atendimento.
Bauer nos disse que esta esperado os grupos da expedição para conectar um laptop ao módulo do packet radio para à verificação por fora do sistema e para reinstalar os parâmetros do packet radio.
"Nós determinamos em nossos testes aqui na terra, de que podemos conectar o sistema do packet radio usando 'o nocall ' e ao digi com ele. "
Ainda alguns dos testes por nos realizados foram para ver se o sistema trabalhasse apenas e somente com os parâmetros da PROM. Bauer ainda nos disse que recentemente realizou testes em duas ocasiões para comprovar que o sistema do packet radio da Estação Espacial ainda era operacional, mas com uma bateria inoperante. Podia conectar-se com sucesso ao " nocall " em uma passagem e no digipeat em uma segunda passagem.
Bauer diz que a equipe da ARISS/NA continua a trabalhar com o grupo da expedição, para inicializar os parâmetros do packet radio instalados, de modo que o sistema do packet configure inteiramente.
O PRIMEIRO " TURISTA DO ESPAÇO " É RADIOAMADOR - DENNIS TITO KG6 F Z X -
O radioamador Dennis Tito, KG6 F Z X é o primeiro turista do mundo a voar e entrar em orbita no espaço.
A NASA u.s.a./ENERGIA rússia, parceiras internacionais da Estação Espacial Internacional E.E.I., concedeu uma licença especial para o vôo do homem de negócios americano Dennis Tito, KG6 F Z X, a Estação Espacial Internacional E.E.I., através da missão russa a bordo do táxi espacial Soyuz 2.
A Rússia tinha autorizado o Tito KG6 F Z X a visitar a E. E. I., como parte de uma equipe na missão 10-day da Soyuz, que já estava programada e realmente começou no dia 28 abril de 2001.
A NASA /ENERGIA estenderam a visita do Tito KG6 F Z X, a E.E.I., ao menos por um dia a mais, enquanto o grupo da Estação Espacial resolvia problemas com o computador.
Tito KG6 F Z X esteve em um rápido treinamento com os cosmonautas na Rússia para estar preparado a voar e entrar em orbita no espaço.
Tito KG6 F Z X, é um prospero homem de negócios, tem 61 anos de idade e concordou em pagar ao programa russo do espaço (ENERGIA), $. 20 milhões de Dólares para ter o privilégio de transformar-se no primeiro " turista do espaço".
Durante a viajem de Tito KG6 F Z X no táxi espacial Soyuz 2, a E.E.I., o grupo foi comandado pelo cosmonauta/radioamador russo Yury Usachev RW3FU, ainda tinha como tripulação os cosmonautas/radioamadores : Helms UA9 A D da Russia e da Susan KC7 N H Z, dos E. U. A..
A fonte da NASA/ENERGIA informou ainda de que Tito KG6 F Z X, teve o acesso aos equipamentos de radioamador da ARISS, com base do "non-interference", e que realmente não interferiu com as programações do trabalho ou com o sono do grupo.
Os equipamentos de radioamador estão instalados no módulo onde estão os dormitórios dos cosmonautas.
A NASA/ENERGIA ainda não programa tais QSOs durante operações acopladas, porque o grupo é demasiadamente ocupado atualmente, mas se espera em breve autorizar os cosmonautas a usar o equipamento de radioamador para manter QSOs com a família, naturalmente para estes QSOs inicialmente o packet radio terá preferencia sobre a voz de FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário