Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O reforçamento e a debilitação de um sinal de rádio se chama "fading"

O reforçamento e a debilitação de um sinal de rádio se chama "fading" ou desvanecimento.
E é causado por distintos fenômenos ionosfericos.
Em toda onda ionosferica há algum grau de "fading", e dependendo do estado da atmosfera, o desvanecimento será maior ou menor, profundo ou superficial, rápido ou lento.
O "fading" seletivo ocorre quando uma das bandas laterais se desvanece mais lentamente do que a outra, provocando uma distorção do som, esse padecimento é maior nas transmissões em Amplitude Modulada.
O "fading" por salto ocorre quando a "MUF" diminui rapidamente em função do tempo climático, praticamente sucede quando há um transitório dia/noite durante uma transmissão.
O "fading" por interferência é bastante comum e em geral é causado por sinais que chegam ao receptor em momentos ligeiramente diferentes, devido à diferença de tempo, amplifica-se ou debilita-se de distintas maneiras.
O "fading" trêmulo é o que tem alta velocidade de flutuação do sinal de rádio (normalmente entre 10 e 100 Hz/s).
Observa-se nas ondas que tenham cruzado o circulo máximo do equador ou as regiões polares.


zonas de silencio

Os sinais dos transmissores de rádio, é composto tanto de Ondas de Superfície como de Ondas Ionosfericas, Em H.F. são de pouca importância as ondas de superfície, já que segundo a freqüência utilizada possuem um alcance pouco maior do que 100 Km.
As Ondas Curtas quando são transmitidas, em virtude de sucessivos processos de reflexão entre a ionosfera e a Terra e segundo o ângulo com que incidem na ionosfera, podem atravessar-la ou serem refletidas.
Surge assim uma região que esta delimitada pelo alcance das Ondas de Superfície e o ponto das ondas refletidas na ionosfera que chegam novamente a Terra.
Esta região é conhecida como "zona morta" ou "zona de silencio", a "zona morta" vária segundo a hora do dia ou da noite e a estação do ano e em função da atividade solar.
A "zona de silencio" é maior no período noturno do que durante o dia e aumenta com a elevação da freqüência.
Com o fenômeno de dispersão, é possível, uma recepção dentro da "zona morta".
Tal fenômeno é produzido como conseqüência de irregularidades na superfície terrestre e por condições extraordinárias que acontecem lá na ionosfera.


A linha docrepusculo o dia e a noite

As comunicações em Onda Curta dependem da radiação solar sobre a atmosfera.

As capas "D" e "E" são responsáveis pela absorção das ondas de rádio que passam através delas.

A sua vês a absorção depende da freqüência.

Durante o dia, a capa "D" absorve as ondas da banda de 160 e 80 metros atenuando ainda os sinais em 40 e 20 metros, impedindo que alcancem as capas ionosfericas "E" e "F".
Por esta razão não é possível recepcionar transmissões das emissoras distantes nas bandas baixas durante o dia.
Durante a transição dia/noite ao entardecer, a ionosfera sofre uma transformação dramática em sua estrutura iônica.
A densidade eletrônica da capa "E" diminui tremendamente ao entardecer, considerando um meio termo diríamos que de 200 a 1, e a capa "F1" de 100 a 1. E tem mais, a capa "D" desaparece rapidamente e por completo.
A sua vês no outro lado do mundo, outra região esta amanhecendo e começando a receber a luz solar terminando a transição noite / dia a ionosfera começa a ter uma transformação na sua estrutura iônica, podemos dizer que por um curto período de tempo há duas regiões que estão simultaneamente experimentando uma transição dia/noite, pelo que teoricamente sinais das bandas baixas poderiam viajar grandes distancias com pouquíssima atenuação.
É importante esclarecer que a "zona crepuscular" refere-se a zona ionosferica compreendida entre o desaparecimento da capa "D" e aonde o Sol inicia e termina de iluminar a capa "F".
Independente da localização e do dia do ano pode existir uma defasagem de ate uma hora com respeito ao crepúsculo sobre a terra.
A experiência de muitos radioamadores indica que se logra um aumento de sinal de rádio nas bandas baixas quando a transmissão corre perpendicularmente a "zona do crepúsculo" e não pelo comprimento da mesma.
O tamanho da "zona crepuscular" não é fixa, varia de acordo com a estação do ano e a posição geográfica, é mais estreita no equador e mais larga nos pólos.
Também dependendo da freqüência, temos uma absorção maior em 160 metros do que nos 40 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário