Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Radioamadorismo em Morokulien "Morokulien é um "Território da paz",
















Morokulien é um "Território da paz", diretamente localizado na divisa entre Noruega e Suécia. Morokulien não é somente um ponto atrativo para turismo, também é um paraíso de férias para Radioamadores.

A estação de Radioamador é tecnicamente muito bem equipada e pode ser trabalhada por todos os Radioamadores do mundo. É só apresentar a licença (ou a fotocópia autenticada) no posto da alfândega da Suécia, quando pega a chave do chalezinho, em que fica a Estação e, depois na partida, pagar uma contribuição. O chalezinho pode ser alugado, para passar férias com a família; tem lugar para 6 a 8 pessoas. Só que a reserva deve ser feita com muita antecedência com Enar - SM4IM. Se procura Morokulien no mapa, para passar suas férias, seguem aqui algumas dicas: o locador da Estação é J069CW. As coordenadas do local são 59 55' 52,5" North e 12 14' 28,7" East. Pode-se orientar de maneira diferente também: Morokulien fica 111 km distante de Oslo e 427 km longe de Estocolmo.  Morokulien é um território de 6 hectares na divisa da Noruega e da Suécia. Cada país cedeu uma parte de suas terras para formar este Estado.

A Estação de Radioamador.

A Estação para Radioamadores em Morokulien já foi montada em 30 de julho de 1968, pelo LA5LG, Memorial Found da Norwegian Radio Relay League (NRRL).

Este fundo tem a meta de formar e ajudar Radioamadores, portadores de deficiência física. Sobre isto falo mais adiante. A Estação fica no chalezinho que hoje, com toda mobília e instalações, é mantida pela ARIM (Amateur Radio In Morokulien).

A casinha fica bem na divisa dos dois países, por isto são trabalhados os dois indicativos: LG5 LG para a Noruega e SJ9 WL para a Suécia.

Isto é todo especial, é único. Porque o prefixo LG não foi concedido para nenhuma estação da Noruega e, o prefixo SJ para nenhuma estação da Suécia. Não é de se espantar, pois, se às vezes, trabalhando estes indicativos, se traz um Pile Up. Heinz, DK8 GH já viveu esta situação várias vezes. E, por serem indicativos tão especiais, muitos Radioamadores nem se importam que Morokulien não conta como um país novo para o DXCC. Além disso é relativamente fácil trabalhar o Morokulien -AWARD.

AWARD e BORGARBREV.

Ajudamos o Helpfound para Radioamadores deficientes físicos da Noruega e da Suécia. Para estações-DX basta um contato com os dois indicativos de chamada em dias diferentes. Nem precisa esperar receber os cartões QSL’s. E só enviar um extrato de log e a taxa de 50 Coroas norueguesas: para PY 3 ou 4 IRC’s. Contam todos os contatos desde 1968. Independente destes contatos podemos ajudar o Helpfound adquirindo o BORGARBREV (Citizien Certificat). É só pedir este diploma, enviando 150 Coroas noruegueses e o devido selo de correio. (Do Brasil em IRC’s).

UFB EQUIPADO.

A estação é equipada com um transceiver de ondas curtas, Automatic-Antentuner, Mike, manipulador e RTTY para 2 m e 70cm Band. Com a chave a antena TH6, Trap-Dipole é para todas as bandas, em 40 m e 80 m, podemos escolher.

O Th6-Beam está colocado em um mastro de 24 metros de altura. Enar-SM4 IM avisou ao Heinz - DK8 GH que está planejado um mastro mais alto, dependendo só de uma permissão. Desta forma vamos ter melhores condições, suponho, na minha próxima visita e trabalhar melhor as Estações de Radioamadores do Brasil.

OPERADOR DK8GH EM 2000 e 2001.

No ano 2000 anotei ao todo 275 contatos com LG6 LG no log. Entre eles o PYI BL e o PP5 VB. Entre os 233 QSO’s de SJ9 WL anotei apenas PP2/DL3 SEZ. No ano 2001 a coisa mudou. Em 353 QSO’s com LG5 LG alcancei no Brasil PP2/DL3 SEZ, PP5 ZBH e PP5 ASN, e em 481 QSO’s com SJ9 WL contactei PT2 NJ, PY5 NW, PP5 ZBH , PP5 ASN e PB7 JOS.

Naturalmente vou ficar muito feliz em reencontrar estas Estações e mais outras durante as minhas próximas férias em Morokulien.

Lendo este artigo agora, vocês viram seus Beam’s para esta direção em agosto 2002. QSL- Manager para os dois calls é SM5 DJZ.  O endereço dele pode ser achado em http://www.qrz.com - ou na Homepage da ARIM. Lembrem-se, por favor, no envio dos QSL’s que "All income goes to the handicapped and disable peopel, so one or two extra IRCs are most wellcome" - Isto significa que o Helpfound ajuda formar e manter Radioamadores com deficiência física, para abrir a eles a janela para o mundo. Que possibilidade maravilhosa.

O MONUMENTO DA PAZ.

Este monumento foi erguido em 1914, por ocasião dos 100 anos de paz entre os paises-irmãos, bem na divisa da Noruega e Suécia. Ao mesmo tempo foi estabelecido um território de 6 hectares, doado por cada país uma parte - hoje o País da Paz Morokulien. O Monumento tem a altura de 18 metros e é de granito da região de Idefjord. São duas colunas maciças, montadas num forte pedestal. Na ponta de cima dois homens se dão as mãos, cercadas de frutas e espigas de trigo, simbolizando a paz entre irmãos.

- No pedestal lemos, de um lado, as palavras: "Guerra entre os irmãos escandinavos é impossível"
- No outro lado, diz em língua norueguesa e sueca: "Amigos da paz da Noruega e da Suécia ergueram este monumento no ano 1914 em agradecimento aos 100 anos de Paz."

Coletas em ambos os países financiaram esta obra, ajudada por órgãos governamentais suecos e noruegueses.

BANDEIRA PRÓPRIA E GRANDE CENTRO INFORMATIVO.

Em 1959, Estações de Rádio e Televisão escolheram este território para transmissões sobre o assunto "Refugiados do Mundo inteiro". Com isto, Morokulien se tomou conhecido e recebeu também uma bandeira própria. O nome Morokulien se deu das duas palavras "moro" em norueguês e, "kuf' em suéco, que têm o mesmo significado: "alegria". Desta forma se expressa a alegria da paz . O mastro com a bandeira foi colocado em um canteiro de flores que forma um relógio de sol em que, em dias de sol, a sombra do mastro indica as horas.

No Info Center o Turista recebe prospectos e brochuras, catálogos e informações sobre tudo que este pequeno país oferece. Um teatro ao ar livre é muito visitado, onde são apresentadas peças históricas e outras apresentações.

Existe um pequeno museu e curiosidade são as pedras que marcam as divisas. Todas individualmente feitas por artistas dos dois países, por isto nem um é igual ao outro. O visitante, às vezes, só acha estas pedras, quando é chamado à atenção. Um deles é uma espécie de "caixa econômica" para doações, fechado com uma grande fechadura. O Info Center fica no limite dos dois países, e a divisa passa por meio da porta de entrada.











  • O restaurante do lado é recomendável.
  • Para crianças existe um parquinho.
  • Um Camping garante lugares para Moto-Homes.
  • Correio e câmbio funcionam.
  • E os turistas acham lojas para compras e lembranças.
  • Para colecionadores de selos Morokulien é um paraíso.

Um comentário:

  1. Em 2004 DK8DH-Heinz Marhoff, DK8GH-Heinz Prange e PP5ASN-Alda Niemeyer passaram duas semanas na casa dos Radioamadores em Morokulien. Diasinesqueciveis. Trabalhamos o mundointeiro ein inglês, alemão e portugues. Um trio imbativel de amixade, harmonia e camaradagem.Disse DK8DH:" Pode haver um igaul, - mas, um melhor não!

    ResponderExcluir