Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sistemas de Comunicação Aeronáuticos Os sistemas aviônicos de Sistemas de Comunicação ICS

 
Introdução
Os sistemas aviônicos de comunicação instalados nas aeronaves, têm a função básica de prover a comunicação interna entre tripulantes e passageiros e dos seus tripulantes com o exterior da aeronave. 
Desenvolvimento
Podemos classificá-los em sistemas comunicação interna, comunicação externa – da aeronave com uma estação de terra ou de uma aeronave com outra aeronave. Antes porém, vamos definir as principais faixas de freqüências para os equipamentos de comunicação no sentido de facilitar o nosso estudo. Esta divisão é apenas uma conveniência, na prática, alguns equipamentos podem ter sua gama de freqüência começando em uma faixa e terminando em outra.
Convenção de faixas de freqüências
LF
Baixa freqüência
30 KHz a 300 KHz
MF
Média freqüência
300 KHz a 3000 KHz
HF
Alta freqüência
3 MHz a 30 KHz
VHF
Muito alta freqüência
30 MHz a 300 MHz
UHF
Ultra alta freqüência
300 Mhz a 3 GHz
SHF
Super alta freqüência
3 GHz a 30 GHz
Faixas de freqüências de alguns equipamentos de bordo – HZ
20 Hz a 20 KHz
Áudio
Caixa de áudio (ICS)
2 MHz a 30MHz
HF
Comunicação de longa distância (HF - SSB)
118 Mhz a 136,9 Mhz
VHF-COM
Comunicação aeronave/torre controle em VHF
220 MHz a 400 MHz
UHF-COM
Comunicação entre aeronaves em UHF
Outros equipamentos opcinais de comunicação podem ser usados em situações especiais: operações policiais, operações marítimas, frequências táticas de uso militar, frequências próprias dos operadores, etc. A maioria destes equipamentos operam na faixa de HF e VHF.
Sistemas de Comunicação ICS (caixa de controle de áudio)
ICS – Intercomunication control system – sistema de interfone de bordo. Conhecido simplesmente como "caixa de áudio" este sistema serve para comunicação entre a tripulação da aeronave e os passageiros. Este sistema também serve como caixa misturadora dos áudios recebidos. Permite, além da comunicação interna, receber os áudios dos equipamentos de comunicação e de navegação.
Caixa de áudio KMA 24 H da King
Possui conexão para microfone e fones de ouvido e/ou alto-falantes instalados na cabine. A função microfone quente (hot mike) permite ao piloto falar no microfone sem apertar teclas. Um sistema conhecido como "vox" dispara o microfone por ruído excessivo ou pelo som da voz. Um comando de sensibilidade regula o "vox". Também é possível falar apertando a tecla PTT – push to talk. Este caso é obrigatório para as comunicações externas.
Na caixa de controle de áudio normalmente encontramos teclas de seleção de transmissão para comunicação dos equipamentos de HF, VHF, UHF, etc. Controles independentes de volume e teclas de seleção dos áudios também estão disponíveis para o ADF, VOR, DME, HF, VHF, UHF, etc. Em todos os casos os rádios devem estar ligados e seus controles ajustados.
Chave PTT
Um comando de PTT é instalado no manche cíclico, na própria caixa de áudio e em algumas configurações opcionais no piso da cabine próximo aos pés do piloto ou co-piloto. Uma chave "private" isola a comunicação com os passageiros quando o piloto ou co-piloto efetuar uma comunicação externa a aeronave. Este procedimento de segurança evita que a comunicação com a torre de controle ou com outra aeronave seja interrompida pelos passageiros da aeronave.
Equipamento Básico de ICS
O equipamento básico compreende uma caixa de controle de áudio para o piloto e uma para o co-piloto. Na maioria dos helicópteros há caixas para os passageiros, já que nos helicópteros em função do seu tamanho os passageiros podem participar da fonia junto com a tripulação. Nas caixas de áudios também podem ser ligados toca-fitas ou CD player para passatempo dos tripulantes e passageiros. A faixa de freqüência coberta pelas caixas de áudio é da ordem de 300 Hz a 3 KHz para a maioria dos modelos mais comuns.
Sistema HF
Conhecido como SSB (single side band) este tipo de equipamento permite a comunicação da aeronave com sua base ou com outra aeronave. Tem alcance ilimitado de transmissão e recepção e depende apenas da freqüência escolhida. O sistema provê a comunicação usando um sistema de modulação de voz tipo SSB - banda lateral única, daí o nome comum de SSB. Todos os equipamentos de SSB também permitem a comunicação com modulação AM – amplitude modulada.
KFS_594A.jpg (13362 bytes)
HF comunicação KFS-594A da Collins
Tipos de Modulação
A seleção da modulação a ser usada depende da estação com quem se fala. É necessário que as duas estações em comunicação estejam na mesma freqüência e mesmo tipo de modulação. As modulações podem ser:
SSB dividida em:
USB – up side band – banda lateral superior
LSB – low side band – banda lateral inferior.
AM – amplitude modulada.
O sistema de modulação a ser utilizado deve ser conhecido antes de se tentar estabelecer o contato com a estação que se deseja comunicar. O equipamento de HF deve ser ajustado previamente nos modos SSB (USB ou LSB) ou AM. A faixa de freqüência varia entre 2 MHz e 30 MHz com espaçamento de 25 KHz entre as freqüências. Centenas de canais de comunicação estão a disposição do piloto, inclusive passando por todas as faixas de rádio amador em HF.
Composição do Sistema
O sistema de HF se compõe de um transceptor, uma unidade de potência que fornece cerca de 100 W de potência de rádio freqüência, um acoplador de antena, uma antena – normalmente de haste flexível ou de fio, uma caixa de controle de freqüências e uma cablagem que interliga todos os componentes.
Operação
Para falar no HF é necessário selecionar uma freqüência no mostrador de freqüências, o tipo de modulação que será utilizada (USB, LSB ou AM) e o canal de comunicação de HF, na caixa de áudio, para habilitar a transmissão pelo equipamento de HF. Aperte momentaneamente a tecla do PTT – push to talk para iniciar a sintonia do HF. Um tom de 1 KHz é ouvido em toda fase da sintonia. Quando o tom de sintonia desaparecer o HF estará pronto para ser usado. Aperte o PTT para falar e solte para escutar. Um ajuste no botão "clarificador" melhora a recepção de SSB (USB ou LSB). Este ajuste não tem efeito nas transmissões com modulação AM.
Cuidados
Como o sistema de HF é um sistema de alta potência, evite fazer transmissões dentro do hangar ou próximo a locais que tenham combustíveis armazenados. A emissão de HF pode causar queimaduras se a antena for tocada durante a transmissões ou causar outras lesões se a pessoa estiver muito próxima da antena durante as transmissões.
Sistema de VHF
Este é o sistema de comunicação mais importante das aeronaves. Ele permite a comunicação entre a aeronave e as torres de controle de tráfego aéreo. Sua faixa de freqüência é de 118,000 MHz a 136.975 MHz com espaçamento de 25 KHz. Assim centenas de canais de comunicação estão a disposição do piloto.
VHF Comunicação KY 196 da King
Modulação e composição
A modulação é única: AM – amplitude modulada. O equipamento se compõe de transceptor e antena. A potência máxima de transmissão varia entre 10 W e no máximo 25 W de rádio freqüência. O seu alcance é de aproxima-damente de 100 MN e depende diretamente da altitude da aeronave.
Operação
A comunicação é feita, primeiro, selecionando a freqüência da estação desejada, em seguida ajusta-se o controle de volume de recepção e o squelch – controle do nível de ruído quando não há portadora de VHF presente e finalmente a seleção do canal de transmissão e recepção de VHF na caixa de áudio.
Aperte o botão PTT para falar e solte para receber o áudio. Nos VHF-COM a freqüência de 125,50 MHz é de emergência e todas as torres de controle têm escuta permanente nesta freqüência. Em alguns casos o VHF-COM esta no mesmo equipamento que o VHF-NAV, é o caso do KX 165 da King mostrado abaixo.
Sistema de UHF
Similar ao sistema VHF, o sistema de UHF serve para comunicação entre aeronaves ou à uma estação de terra. É opcional. Trabalha na faixa de freqüência entre 200 MHz e 400 MHz. A sua modulação é em FM – freqüência modulada. A freqüência de 243 MHz é de emergência e as torres de controle têm escuta permanente nesta freqüência.
O funcionamento e a composição dos sistemas de UHF são similares aos dos sistemas de VHF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário