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terça-feira, 5 de junho de 2012

Controles e sensores

A cabine do Apache é dividida em duas seções, uma diretamente atrás da outra. O piloto senta na seção traseira e o co-piloto/canhoneiro senta na seção frontal. Como era de se esperar, o piloto manobra o helicóptero e o canhoneiro mira e dispara as armas. As duas seções da cabine incluem controles de vôo e de disparo, caso um piloto precise assumir o comando total.






Apache cockpit sections 


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Americano
O Apache tem duas seções na cabine: o piloto senta na parte traseira e o canhoneiro na dianteira. A seção traseira fica mais alta em relação à seção dianteira para que o piloto possa ter melhor visão.

O piloto comanda o Apache usando controles coletivo e cíclico, similares àqueles que se encontra em qualquer outro helicóptero. Os controles agem nos rotores usando um sistema hidráulico-mecânico e um sistema de estabilização digital. O sistema de estabilização digital ajusta o potente sistema hidráulico para que o helicóptero se mantenha voando suavemente. O sistema de estabilização também pode manter o helicóptero pairando no ar, automaticamente, por curtos períodos de tempo.
No Longbow Apache, três painéis com mostradores fornecem ao piloto as informações principais sobre navegação e voo. Esses mostradores digitais são mais fáceis de ler do que os tradicionais. O piloto simplesmente aperta botões na lateral do mostrador para achar a informação que necessita.




inside an Apache Longbow cockpit 

Foto cedida pelo Exército Americano

Interior da cabine do Apache Longbow

Uma das coisas mais interessantes do Apache é o sofisticado equipamento sensor. O Longbow Apache detecta forças terrestres, aviões e prédios circunvizinhos usando uma cúpula de radar montada no mastro. A cúpula de radar utiliza ondas de rádio milimétricas que podem perceber o formato de qualquer coisa dentro do seu alcance. O processador do sinal do radar compara esses formatos com um banco de dados de tanques, caminhões, outros aviões e equipamentos, para identificar a classe de cada alvo potencial. O computador localiza esses alvos nos painéis mostradores do piloto e do canhoneiro.







Apache Longbow radar 


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Americano
O Apache Longbow tem uma cúpula de radar diferente montada em seu mastro

O piloto e o canhoneiro usam sensores de visão noturna para operações realizadas durante a noite. Os sensores de visão noturna trabalham com um sistema de observação adiante por radiação infravermelha (FLIR), que detecta a luz infravermelha liberada por objetos aquecidos (consulte Como funciona a visão noturna para obter mais informações).
O sensor de visão noturna do piloto é preso a uma torre giratória na parte de cima do nariz do Apache. O sensor de visão noturna do canhoneiro é preso a uma torre separada no lado inferior do nariz. A torre inferior também suporta uma câmara de vídeo comum e um telescópio, que o canhoneiro utiliza durante o
dia.

sensor array on an Appache helicopter














Foto cedida pelo Exército Americano
A disposição do sensor em um helicóptero Apache

O computador transmite a visão noturna ou a imagem de vídeo para um pequeno monitor no capacete de cada piloto. O monitor de vídeo projeta a imagem em uma lente monocular na frente do olho direito do piloto. Os sensores infravermelhos da cabine rastreiam o modo como o piloto posiciona o capacete e repassam essa informação ao sistema de controle da torre. Cada piloto pode mirar os sensores com apenas um simples movimento da cabeça. É claro que os controles manuais também estão disponíveis (consulte esta página - em inglês - para obter mais informações sobre o sistema de mira pelo capacete).

 Apache helicopter helmet targeting system 

O sistema de mira pelo capacete em um helicóptero Apache

Veja a seguir, alguns dos sistemas que protegem o piloto e o canhoneiro durante uma batalha.
Fuga e blindagem
A primeira linha de defesa do Apache contra o ataque é manter-se fora do alcance. Como vimos anteriormente, o helicóptero é projetado, especificamente, para voar perto do chão, escondendo-se atrás de cobertura sempre que possível. O Apache também é projetado para escapar da varredura do radar do inimigo. Se os pilotos captam sinais de radar com o scanner a bordo, eles podem ativar um embaralhador de radar para confundir o inimigo.



Apache helicopter 




Foto cedida pelo Departamento de Defesa Americano

O Apache também é projetado para escapar de mísseis guiados pelo calor reduzindo sua marca de infravermelho (a energia do calor que ele libera). O sistema de supressão de infravermelho dissipa o calor da descarga do motor misturando-o com o ar que flui ao redor do helicóptero. A descarga resfriada, então, passa por meio de um filtro especial que absorve mais calor. O Longbow também tem um embaralhador de infravermelho, que gera energia de infravermelho com freqüências variadas para confundir os mísseis em busca de calor.
O Apache é fortemente blindado por todos os lados. Algumas áreas também são circundadas com uma blindagem leve feita com Kevlar (em inglês) para proteção extra. A cabine é protegida por camadas de blindagem reforçada e por vidros à prova de balas. Segundo a Boeing (em inglês), cada parte do helicóptero pode sobreviver a projéteis de 12,7 mm e os componentes do rotor e do motor podem resistir a disparos de 23 mm.
A área em volta da cabine é projetada para deformar durante uma colisão, mas a capota da cabine é extremamente rígida. Em uma queda, as áreas de deformação funcionam como as de um carro: absorvem a maior parte da força de impacto para que a colisão não seja tão severa para a tripulação. Os bancos do piloto e do canhoneiro são equipados com uma forte blindagem de Kevlar, que também absorve a força do impacto. Com esses sistemas avançados, a tripulação tem ótimas chances de sobreviver a um acidente.

Apache helicopters
Foto cedida pelo Exército Americano
Pilotar um Apache em uma batalha é extremamente perigoso, mas com todas as suas armas, blindagem e sensores, ele torna-se um grande oponente para quase tudo em batalha. Ele é uma combinação letal de força, agilidade e poder de fogo.

























































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