Total de visualizações de página

sábado, 2 de junho de 2012

german projeto transmissor de baixa potência cw minúsculo para onda longa.

Esta é uma breve descrição do meu transmissor de baixa potência cw minúsculo para onda longa. Temos permitir aqui na Alemanha desde janeiro de 1999. Dependendo dos componentes PI-filtro e de tensão para a fase final deste transmissor seria capaz de atingir o nível de saída 100 Watts. Correndo em paralelo dois IRF630 eu tenho mais de 100 Watts de saída "chave-down" (16.5V/9A a plena carga). Aqui, a 50 Watts versão é mostrado (Fig. 2).
A construção é simples. Dois osciladores de cristal controlados, um é executado como um VXO, com aprox. 137 kHz diferença são mistos (Fig. 1; construção ligeiramente modificada do DJ1ZB-Exciter, CQ-DL 2/1998). O produto de conversão é filtrada e amplificada por um seguidor de emissor, uma onda quadrada de pré-condutor ea fase de comutação para conduzir o amplificador de potência. Este amplificador de potência não fazer uso de qualquer transformador de saída desde toróides de ferrite de 100-200 kHz não estão sempre disponíveis (Fig. 2). Eu construí este transmissor da caixa de lixo em 2 - 3 horas. Apenas os dois cristais e os MOSFETs são da loja de eletrônica local. Aqui na Alemanha esses cristais estão disponíveis em Oppermann, Postfach: 1144, 31593 Steyerberg.
Os componentes do excitador e as duas fases de driver são soldadas directamente para o lado de cobre de uma simples placa de PC-(superfície montado). Assim, os tamanhos dos componentes podem ser variar e é muito mais fácil de modificá-lo em condições experimentais (Fig. 3).
A fase final foi construído para além da excitação e motoristas que utilizam "Construção Feio". O 3 mH de estrangulamento é enrolada sobre um toróide de ferrite de material desconhecido (OD = 30 mm, 1.18 polegadas). A execução deste toróide como transformador de saída falhou. Eu estou usando um fio esmaltado mm de diâmetro, 30 voltas. Desde o amplificador de potência é executado em modo de comutação de classe "D" os componentes do Pi-filtro tem que fazer um monte de trabalho. A bobina de Pi-Filtro de ar é ferida e exige pelo menos 2 mm de diâmetro do fio (perto ferida 2,5 ENAM mm., N = 23,5, d = 45 mm / 1,77 polegadas). Use apenas tampas de polipropileno de alta qualidade para todas as saídas de filtragem (WIMA, FKP-1, 1000/400 Volts).
A última versão experimental deste conceito é executado com três IRF630 em paralelo, cada um com seu 4,7 Ohms resistor própria porta série. O primeiro condensador da Pi-filtro teve de ser aumentado de 68nF para 82nF. Desde que mostrou algum "toque" (não oscilação!) A aprox. 1 MHz I aumentou a bobina de filtro pela adição de 2 voltas. A indutância da bobina, em seguida, foi ajustado para toque mínimo (osciloscópio ligado ao condensador de acoplamento de saída) por alongamento ou compressão dos enrolamentos. Saída:> 130 Watts a 160 Watts de entrada (10A/16V, eficiência> 80%).
A saída do PI-filtro não é uma onda sinusoidal limpa, uma fase de duas adicional PI-filtro, 50 Ohms de entrada / saída, é recomendado. (Cin = 15 nF, L1 = 53 uH, CMID = 33 nF, L2 = 53 uH, Cout = 15 nF). T200-2 (Amidon) são úteis até 500 Watt sem refrigeração, mas eu prefiro indutores de ar ferida (37 voltas, um milímetro ENAM. Ferida perto do núcleo sobre Polyacryl, D = 50mm). A antena sintonizada fará o resto ...
Você pode usar o IRF630 para a fase final, mas o IRF640 é muito melhor desde a sua resistência ON-é menor. Se você deseja obter mais poder a partir deste pequeno amplificador usando uma tensão mais elevada, um IRF840 seria recomendado.
O excitador é incondicionalmente estável desde que os dois osciladores de cristal são acoplados térmica. Se alguém desvia o outro vai fazer isso no mesmo sentido também, mas a diferença continua a ser de 137 kHz. Eu nunca observou qualquer variação, mesmo em modo muito lento CW. A cobertura de frequência deste projeto é de cerca de 2,5 kHz.








 














Nenhum comentário:

Postar um comentário