Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jeitinho Brasileiro caba mal em órbita: Pirateando satélites militares americanos

Que o brasileiro é cara-de-pau a gente já sabe, mas algumas vezes essa cara-de-pau atinge alturas inimagináveis. Se você não consegue imaginar 36.500Km de altitude, a chamada Órbita de Clarke, onde ficam os satélites geoestacionários.
Os satélites em questão são militares, colocados em órbita pela Marinha, Exército e Depto de Defesa dos EUA. Pois bem: vários anos atrás um grupo de desocupados descobriu que modificando equipamentos de radioamador era possível mandar sinais para esses satélites, que eram prontamente replicados, permitindo assim comunicação entre longas, muito longas distâncias.
Os desocupados em questão eram em grande maioria brasileiros, com profissões como caminhoneiros, lenhadores ilegais, traficantes e similares.
Esse uso, claro, é ilegal, pois se um rádio pirata interferindo com a torre de Congonhas já é ruim, imagine um sujeito cercado, no Afeganistão tentando pedir ajuda e sendo interrompido por alguém comentando o jogo do São Paulo…
A Polícia Federal já prendeu mais de 20 pessoas que eram espertas o bastante para participar de listas do YahooGroups sobre o tema, mas a quantidade de usuários ainda é muito grande, entre eles Fernandinho Beira Mar (se bem que esse não transmite mais) e o PCC. Além das FARCs e outros grupos terroristas.

radio em Caratinga foi surpreendida com a chegada de equipes da Polícia Federal, acompanhada de agentes da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. A cidade estava na mira de uma denúncia realizada pelo Ministério da Defesa Americana, que informava que na cidade havia pessoas envolvidas no uso ilícito de satélites militares americanos para efeito de


A Operação denominada de Satélite, iniciou  aconteceu simultaneamente em seis estados, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Goias, Mato Grosso do Sul . Em Minas a operação aconteceu em Governador Valadares, Ubaporanga, Unai e Caratinga. A operação tem como objetivo.

Na cidade, a operação realizou sete buscas buscas de apreensão, com abordagem nas ruas Jair Fraga Galofante, no Bairro Esplanada; Osmira Muniz, no Bairro Bela Vista; Dr. Jamir Alves Pontes, Professor Olinto e a rua Coronel Antônio da Silva no centro.

 operação resultou ainda na apreensão de 02 antenas,01 amplificador e seis rádios amadores. Já na rua deputado Dênio Moreira de Carvalho, no bairro Santa Cruz, a Polícia Federal abordou Ericson Fernades da Silva, de 49 anos, conhecido como Ném. Em sua residência, foram apreendidos conversores artesanais, antenas e transceptores, totalizando nove aparelhos.
Ericson foi em caminhado à 36ª Delegacia Regional de Policia Civil, juntamente com os aparelhos apreendidos. Ele foi ouvido e responderá o inquérito em liberdade.

DELEGADO EXPLICA QUE DENÚNCIA PARTIU DO MINISTÉRIO DA DEFESA AMERICANA

A nossa equipe de jornalismo conversou por telefone com o delegado da Polícia Federal, responsável pela operação, Ronaldo Guilherme Campos, que de Belo Horizonte repassou as informações sobre a Operação Satélite. Segundo o delegado, a operação estava sendo preparada há alguns dias, a expectativa era a de cumprimento de 20 mandatos de busca e apreensão. O delegado informou ainda, que a denúncia de envolvimento de um integrante da cidade de Caratinga, partiu do próprio Ministério de Defesa Americana.

ENVOLVIDO NEGA A ACUSAÇÃO

Na delegacia, Ericson Fernades da Silva preferiu não falar sobre o assunto. Já na tarde de hoje, ele resolveu quebrar o silêncio e explicar melhor o fato ocorrido. Segundo o mecânico, não
há qualquer tipo de infração, o material utilizado é para uso de rádio amador, prática que segundo ele, está devidamente autorizada.

Ericson se mostrou surpreso com a abordagem da Polícia Federal e negou qualquer envolvimento. Indagado a respeito do uso de sua tecnologia para transmissão de TV via satélite, ele informou desconhecer o assunto e reafirmou de que utiliza o equipamento apenas como rádio amador.
esta e uma reportagem do ano de  2009


 infelizmente esta semana passa foram apreendidos mais pessoas

fazendo uso desta pratica ilícita e criminosa de transmissão


Nenhum comentário:

Postar um comentário