Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que é DSSS Direct Sequence Spread Spectrum Direct Sequence Spread Spectrum

DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) é a sequência direta de espalhamento do espectro.
A técnica da modulação do espectro de propagação é usada extensamente em aplicações militares. Fornece uma densidade espectral da potência muito baixa espalhando a potência do sinal sobre uma faixa de freqüência muito larga. Este tipo de modulação requer, conseqüentemente, uma largura de faixa muito grande para transmitir diversos Mbits/s.
Como a largura de faixa disponível é limitada, esta técnica é ideal para transmitir taxas de dados mais baixas nos cabos de energia elétrica.
Esta técnica é igualmente utilizada nas redes locais sem fios WiFi 802.11b, 802.11a e 802.11g e na telefonia móvel de 3ª geração W-CDMA, Wideband Code Division Multiple Access. Ela proporciona criptografia por salto pseudo aleatório de frequência, uma resistência ao ruído e um número de utilizadores/equipamentos mais elevado do que as soluções TDMA, Time Division Multiple Access.

Qualquer tipo de placa WLAN (placa de rede sem fios) é projetada para ser compatível com qualquer outro produto de redes (LANs) sem fio que seja baseado na tecnologia de transmissão DSSS (direct sequence spread spectrum) e em OFDM (orthogonal frequency division multiplexing) e estar em conformidade com as seguintes normas:
 
 
Todo tipo de dispositivo de transmissão emite energia eletromagnética de freqüência de rádio, a potência, ou a quantidade de energia emitida por placas wlan é bem menor que a energia eletromagnética emitida por outros dispositivos sem fio, como exemplo podem ser citados os telefones celulares, existem aparelhos que podem transmitir até com 1/2 watt de potência, com potência de 1 watt utilizando HT (Halkie Talkie) operam os rádio amadores da faixa de 2 metros (144 MHz), de 3 a 5 waats operam os operadores da faixa do cidadão (11 metros), como fica fácil perceber que para cada faixa de frequência existe uma quantidade de potência média para alcançar um determinado objetivo em se tratando de alcance entre as estações transmissoras e as estações receptoras.

No caso de placas de rede sem fio (redes wireless), a frequência utilizada é ao redor de 2.4 GHz, e atualmente no Brasil para 2.4 GHz, o máximo de potência permitido é de 400 mW, além disso, as placas devem funcionar de acordo com as diretrizes fornecidas nas normas e recomendações de segurança sobre freqüência de rádio, essas normas e recomendações refletem o consenso da comunidade científica e resultam de deliberações de encontros e comitês de cientistas que estão sempre pesquisando, analisando e interpretando a grande quantidade de literatura de pesquisa


Existem situações ou ambientes em que o uso de placas WLAN pode ser restrito pelo proprietário do edifício ou por representantes de organizações aplicáveis, exemplos de situações podem ser:

• Uso da placa WLAN a bordo de aeronaves.

• Uso da placa WLAN em qualquer outro ambiente no qual o risco de interferência com outros dispositivos ou serviços seja considerado perigoso ou possa causar danos.

Quem não tem conhecimento da política que se aplica ao uso de dispositivos sem fio em uma empresa ou em um ambiente específico, deve pesquisar sobre o assunto, ao contrário de outras faixas de frequências, nas frequências acima de 1.5 GHZ normalmente é só instalar o equipamento e utilizar, mas existem casos em que é necessário pedir autorização para usar as placas WLAN antes mesmo de ligar o equipamento.

Talvez você nem se deu conta, mas existem advertências sobre a proximidade de dispositivos sem fios proximo a materias explosivos, ou você nunca leu placas com os seguintes avisos

Não opere transmissores nas proximidades de explosivos nem em ambientes que contenham materiais explosivos, a menos que estes transmissores tenham sido modificados para se qualificarem para serem usados em ambiente que contenha materiais explosivos.

Em aviões e aeroportos existem advertências sobre o uso de dispositivos sem fio em aeronaves, o você nunca viu uma advertência assim?

O regulamento da FCC e da FAA proíbe a operação de dispositivos sem fio de rádio freqüência pois o sinal proveniente de tais dispositivos pode causar interferência em instrumentos críticos da aeronave.

Além de seguir as normas e a legislação aplicável para redes sem fio para evitar problemas com a perda de sinal e com isso o mau rendimento, evitar também problemas de interferência (muito comum em telefones de 2.4 GHz), toda e qualquer placa de rede sem fio precisa ser instalada e utilizada de acordo com as instruções do fabricante e conforme descrito na documentação do usuário que é fornecida com qualquer produto que tenha boa procedência.

É interesasante citar que nenhum fabricante se responsabiliza por qualquer tipo de interferência em rádio, em televisão ou em qualquer tipo de equipamente que tenha interferência causada por modificações não autorizadas nas placas de rede sem fio.

Por isso fica bem claro que a correção da interferência causada por modificação não autorizada é de inteira responsabilidade do "mexilhão", é claro que revendedores ou distribuidores autorizados não são responsáveis por nenhum dano ou violação das regulamentações governamentais.

É importante garantir que o dispositivo de transmissão de rádio só seja usado em países nos quais o uso desse tipo de dispositivo é aprovado, no cado do Brasil, deve ter um selo informando que tal dispositivo foi aprovado pela ANATEL, agora vai saber se o selo não é falso

Nenhum comentário:

Postar um comentário