Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

BARÔMETRO CASEIRO COM MANÔMETRO DE MARCADOR DE PRESSÃO ARTERIAL

bom para feira de
 de ciencia
CONSTRUINDO UM BARÓMETRO APARTIR DE UM MANÔMETRO DE PRESSÃO
ARTERIAL 

Medidores de pressão arterial que não presta mais e vai pro lixo pode ser transformado em um barômetro
Caseiro  fasilmente com componentes de sucata 

Lista dos materiais 
um vidro de maionese ou azeitonas
uma bixiga normal 
abraçadeira normal 
aste de cotonétes 
ou carga de caneta
bic gasta
fita de lata ou latão
para o suporte
um manômetro de pressão arterial somente ponteiro resto vai pro lixo
um suporte 
cola super bond ou durepox


Esquema da montagem 

A Mecânica da coisa e muito simples quando a temperatura do ar
Aumenta  no interior do vidro de maionese ela tenta escapar para
Fora  do vidro mais e barrada pela bexiga que se infla empurrando
O  eixo ou pendulo do ponteiro para cima quando o tempo esfria
O ar diminui a pressão se retrai no interior do vidro de  maionese fazendo
Com que o eixo do ponteiro desça para baixo ou suba para cima movimento
Gera uma reação mecânica na agulha do manômetro
A bexiga nada mais e de que um diafragma para o movimento do mecanismo
P, Obs que o próprio medidor de pressão cárdica já tem um diafragma só
Que este e de latão bem semelhante aos encontrados em barômetros
Industrializados só que bem menor
A escala do barômetro pó de ser feita o baixada em forma de figura gif
Ai mesmo Na net ou feita no coreldraw  escala vai de 990 a 1040
Pode ser colada no espelho do  próprio fundo do marcador de pressão

vamos a montage 






tubinho da carga da caneta bic 
Ou aste de cotonetes
ele vai encostar sobre a bexiga
preso com poco de cola bem coca cola














diafragma original do macador de pressão
arterial com o ferro de solda retiralo
pos e soldado com estanho 


















este ai do lado e o diafragama de 
metal latão que vem no medidor de pressão
arterial e um diafragma de dupla camera
tem que retirado porque a bexiga e que vai 
no lugar dele 







 Escala do barômetro






























































Todos nós sabemos o que é o ar: é aquele conjunto de gases que envolve a Terra com uma espessura de muitos quilômetros, e que é indispensável à nossa vida. O ar também tem um peso, como qualquer outro corpo sólido ou líquido, e exerce sobre a Terra uma força chamada pressão. Ou melhor, para sermos mais precisos, é chamada pressão atmosférica, porque atmosfera é a denominação que recebe a camada de ar que circunda a Terra.
A pressão do ar pode ser medida, e o instrumento que serve para tal fim chama-se barômetro. O primeiro barômetro foi contruído por Evangelista Torriceli, de Faenza (1608-1647), discípulo do grande cientista gaTorricelli encheu completamente de mercúrio um tubo de vidro de cerca de um metro de altura, fechado numa extremidade. Depois, galilei tapando o bocal com um dedo, voltou o tubo para baixo, mergulhando-o numa bacia larga e baixa, que também continha mercúrio. Retirando o dedo, Torricelli viu que o mercúrio não saia completamente, mas permanecia em grande parte no tubo, numa altura de cerca de 76 cm, isto porque a pressão exercida pela atmosfera sobre o mercúrio, na bacia, era igual ao peso da coluna de 76 cm contido no tubo. Acabara de nascer o barômetro.
Este simples instrumento nos previne de qualquer mudança de pressão. De fato, o peso do ar não é constante. Se, por exemplo, subirmos a uma montanha, a coluna de ar que está sobre nós diminui, e, então, seu peso, é menor; o mercúrio contido no tubo do barômetro então baixará, até que seu peso seja igual ao diminuto peso do ar.
O peso do ar varia também em relação à umidade, às correntes de ar, a cada mudança verificada na atmosfera. Por esta razão, do abaixamento e do levantamento do mercúrio do barômetro, podemos prever as mudanças do tempo.
Hoje, são construídos barômetros bem mais práticos do que aquele de Torricelli, mas o simplicíssimo instrumento do cientista de Faenza é, ainda, usado profusamene, e é o mais preciso.


Manômetro com Sensor Tipo Diafragma
O Manômetro com sensor tipo Diafragma é um disco circular utilizado para medir pressões geralmente de pequenas amplitudes.
Barômetro
O Manômetro com sensor tipo Diafragma é composto por uma membrana fina de material elástico, metálico ou não. Neste manômetro, uma membrana fica sempre oposta a uma mola. Ao aplicar-se uma pressão no diafragma haverá um deslocamento do mesmo até um ponto onde a força da mola se equilibrará com a força elástica do diafragma. Este deslocamento resultante é transmitido a um sistema com indicação (ponteiro) que mostra a medição efetuada.
Barômetro
Os diafragmas metálicos são usados para medição de pressão relativamente baixas. O diafragma pode ser plano (disco circular plano) ou pode ser corrugado.
Barômetro
Os diafragmas mais corrugados são geralmente usados em diâmetros maiores produzindo assim uma maior deflexão linear para baixa pressão. Entretanto com maiores dimensões e baixa pressão, a resposta dinâmica é pobre e o diafragma corrugado então é usado para medidas de pressão estáticas.
Barômetro
Manômetro de Diafragma tipo Cápsula
Um tipo de barômetro Aneroid é composto a partir de dois diafragmas corrugados com seus perímetros soldados na forma de uma cápsula evacuada mecanicamente, conectada a um ponteiro e uma escala. Várias cápsulas montadas em série resultam em um deslocamento suficiente para acionar o ponteiro e o sistema de engrenagem. Estes manômetros são geralmente usados para medição a baixa pressão em vácuo. O movimento do diafragma composto é transferido por um sistema mecânico para uma escala.
Barômetro
Manômetro tipo fole
Fole é um dispositivo que possui ruga no círculo exterior que tem a possibilidade de expandir-se e contrair-se em função de pressões aplicadas no sentido do eixo. Como a resistência à pressão é limitada, é usado para baixa pressão.
Barômetro
Manômetro Padrão
Os manômetros utilizados como padrão devem ter precisão superior em relação aos manômetros que serão calibrados.
De acordo com as normas de medição, obriga-se a utilizar instrumentos padrões que foram aprovados em inspeção.
Dois tipos de manômetros foram aprovados como padrão:
Manômetro tipo coluna, e
Manômetro tipo peso morto (peso estático).
Medidor de Peso Morto
(Calibrador de Barômetros e Manômetros)

Barômetro
Barômetro
Medidores de Peso Morto são usados principalmente como padrões para calibração de outros medidores menos precisos ou transdutores. O instrumento a ser calibrado é ligado a uma câmara cheia de fluído cuja pressão pode ser ajustada por meio de algum tipo de bomba ou válvula de sangria. Esta câmara também é ligada por um cilindro-pistão vertical ao quais vários pesos padrões podem ser aplicados.
No interior da câmara, a pressão cresce lentamente até que o pistão com o peso "flutue" e, neste momento a medida do instrumento deve ser igual ao peso suportado pelo pistão dividido por sua área.
Manômetro Tipo Coluna Líquida
A capacidade máxima de pressão que se pode medir com este tipo de manômetro é 2,2 kgf/cm 2 e sua tolerância é de 1/400 do valor da pressão máxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário