Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O primeiro navio a enviar um SOS por rádio foi o Arapahoe em 11 de agosto de 1909

O primeiro navio a enviar um SOS por rádio foi o Arapahoe em 11 de agosto de 1909. Encontrava-se perdido ao norte do continente americano.

                                         imagem do navio arapahoe

 SOS é o sinal enviado em situações de emergência. Quando enviado em código morse consiste em três pontos (a letra S), três traços (a letra O) e novamente três pontos: ...---... (oralmente diz-se di di di da da da di di di).

Não significa Save our Souls ou Save our Ship como correntemente é dito e como muitos pensam, ainda, que foi usado pela primeira vez no naufrágio do Titanic, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.


Este sinal foi inicialmente adotado pelo governo alemão nas regulamentações de rádio em 1 de Abril de 1905, e passou a ser um padrão mundial quando foi aceito na “II International Radiotelegraphic Convention”, firmada em 3 de Novembro de 1906 e tornando-se efetiva em 1 de Julho de 1908 (em substituição ao sinal CQD).


O primeiro navio a enviar um SOS por rádio foi o Arapahoe em 11 de agosto de 1909. Encontrava-se perdido ao norte do continente americano.


O fim do sentido original do SOS deu-se em janeiro de 1999 quando foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse em seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de janeiro de 1999.

Um comentário:

  1. tds os sites q fui ñ responderam minha pergunta,q seria saber se o navio naufragou, ou seja esse foi apenas mais um conteúdo comum

    ResponderExcluir