Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Índia vai lançar uma sonda para Marte antes de 2020


A Índia aprovou em meados de março o orçamento para a sua agência espacial incluindo neste o financiamento de 24 milhões de dólares para um orbiter marciano.  A data de lançamento desta sonda marciana deverá ser entre finais da década de 2010 ou começos da de 2020.
O desenvolvimento da sonda vai começar já em novembro deste ano e o processo de seleção dos instrumentos a embarcar na sonda já começou com espectrómetros de infravermelhos,  câmaras,  espectrómetros de radiação, um sensor de metano,  entre outros na lista.
O sensor de metano será um instrumento particularmente importante. Detetado pela primeira vez em 2009 a partir de um telescópio terrestre a sua presença aparente em grandes quantidades renovadas regularmente na fina atmosfera marciana é a melhor prova conhecida até hoje da existência de vida no Planeta Vermelho.
A decisão de avançar com esta missão marciana,  num momento em que o seu principal competidor,  a China,  aposta cada vez mais num programa espacial tripulado reflete o atraso do programa tripulado indiano mas também a maturidade da sua tecnologia robótica,  recentemente demonstrada pela sonda lunar Chandrayaan-1.O GSLV indiano que será usado para lançar a sonda marciana (http://www.satnews.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário