Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fábrica de semicondutores irá se instalar em São Carlos (SP)


A empresa norte-americana Symetrix Corporation anunciou que irá construir no futuro Parque Tecnológico de São Carlos (localizado a 231 km da capital paulista) uma fábrica de semicondutores. Segundo a empresa, a unidade será a primeira da América Latina na produção de memórias e sensores e deverá consumir US$ 1 bilhão em investimentos. O projeto é uma parceria entre a Symetrix e o grupo Damha, que é o responsável pela área de 1 milhão de metros quadrados onde será construído o parque tecnológico, previsto para ser entregue no primeiro trimestre de 2009. A UNESP (Universidade Estadual Paulista) também participa da iniciativa com suporte científico e tecnológico a unidade.
A primeira etapa da fábrica está prevista para ser entregue em 2011, com a produção de chips de memórias ferroelétricas, para utilização em bilhetes de transporte público, telefonia digital, TV digital e movimentações bancárias. A previsão é que já na primeira etapa do projeto, quando serão investidos US$ 150 milhões, sejam criados mais de 700 empregos diretos, com a contratação de pessoal com mão-de-obra qualificada --a maioria com curso superior--, nas áreas de química, física, matemática, designer, entre outros.
O representante da Symetrix no Brasil afirmou que a escolha por São Carlos foi definida devido a existência de várias instituições de ensino superior voltadas a tecnologia de ponta. Ele afirmou que "a cidade foi definida dada o largo investimento em tecnologia desde a década de 40". A patente deste chip pertence ao brasileiro Carlos Paes de Araújo, que é professor da universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e é um dos proprietários da Symetrix. De acordo com o prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto, que também é vice-reitor licenciado da Universidade Federal de São Carlos, a cidade está preparada para receber empresas no pólo tecnológico, que fica na Rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto, e próximo ao aeroporto Mário Pereira Lopes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário