Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ai vão algumas dicas de segurança


Quando instalar antenas...
 
-Nunca suba sozinho, isso inclui torres, lajes, telhados e escadas, tenha sempre uma pessoa que possa estar lhe auxiliando.
 
-Se você não se sentir confortável com altura, deixe que outro amigo que tenha mais experiência te ajude. 
 
- Se tiver em uma torre, sempre use equipamento apropriado de segurança (cinto).
 
-Planeje o que você vai fazer antes de começar, tenha as ferramentas e materiais ao seu alcance.
 
-Procure deixar a cervejinha para depois da instalação da antena, não suba se estiver distraído ou cansado.
 
 
 
Em relação a exposição de RF...
 
A ARRL (American Radio Relay League) desenvolveu um guia sobre a segurança em relação a exposição ao RF.
 
Ai vai a tradução simplificada desse guia.
 
-Mesmo que a antena esteja em uma torre longe de oferecer perigo a outras pessoas, tenha certeza de que a radiação de RF esteja confinada aos elementos que irradiam o RF. Mantenha uma boa estacionária e use um bom cabo coaxial.
 
-Ninguém deve se aproximar de uma antena que estiver em uso (transmitindo). Isso também serve para antenas móveis. Procure não usar antenas internas.
 
-Se usar lineares (botas), não opere com o aparelho aberto.
 
-Não fique perto de lineares (botas) quando estiverem ligadas.
 
-Se usar HT (rádio portátil), use sempre a potência mais baixa possivel para manter uma boa comunicação.
 
 
 
Fatores relacionados a exposição de RF
 
 
A exposição a baixos níveis de RF não causam problemas ao organismo. Altas potências em algumas frequências e a quantidade de energia que o corpo absorve pode ser o problema. Há vários fatores que podem ser considerados juntamente com o nível de potência, estes incluem:
 
  -Densidade da potência (medida em miliwatts por centímetro quadrado mW/cm2): Intensidade de RF, que é potência por unidade de área. Por exemplo; Se a desidade de potência no campo de RF é de 10mW/cm2 e a área da sua mão for de 75cm2, então se exposto aquele campo de RF, sua mão será exposta ao total de 10X75= 750mW de RF. A densidade de potência é maior perto de antenas ou na direção em que as antenas tem maior ganho. Aumentando a potência de transmissão, aumenta a densidade de potência ao redor da antena. Aumentando a sua distância de uma antena, diminui a densidade de potência.
 
  -Absorção: É a energia que é absorvida pelo corpo. Essa energia varia com a frequência, densidade da potência e do ciclo de transmissão; Depende do tamanho do corpo ou do tamnaho da área afetada. Geralmente é mais afetada onde as partes do corpo são naturalmente "ressonantes". Braços e pernas: maior absorção no Spectrum de VHF (30MHz a 300 MHz); A cabeça é mais sensível às fequências de UHF (300MHz à 3GHz); Os olhos são afetados por frequências acima de 1GHz. As frequências de maior taxa de absorção pelo corpo são de 30MHz à 1500 MHz.
 
  -Ciclo: É o tempo em que o transmissor está ligado, transmitindo, gerando exposição (enquanto o radio operador modula ou emite portadora). Quanto mais baixo é o tempo da transmissão, menor é a exposição.
O modo de transmissão também influi no ciclo. Por exemplo em SSB a potência é emitida em picos, ao passo que em AM a potência é constante, portanto uma transmissão em SSB usando 150Watts seria equivalente a uma exposição de 15 Watts AM, considerando fatores iguais de tempo de modulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário