Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Componentes Falsificados asiáticos.


 Nos últimos anos, no mercado de semicondutores (Cis e Transístores principalmente), tem aparecido uma grande quantidade de componentes falsificados. Estas falsificações, fazem a vida negra aos técnicos reparadores de aparelhos eletrónicos. A maior parte deste componentes, têm origem alguns países asiáticos.
Nestas falsificações, existem os componentes "remarcados" mas, a maior parte, são os componentes que são fabricados com o nome falso de uma marca bem conhecida. Nos dispositivos de potência, é colocado um "chip" com uma área muito mais pequena que o componente original, o que terá como consequência um aquecimento excessivo e até a queima do componente num curto espaço de tempo. Nos Cis, acontece frequentemente que o chip que é neles colocado, faz funções completamente diferentes do Ci original.
Para ajudar na identificação dos componentes falsificados aqui ficam algumas informações.
Nos falsificados que são marcados a tinta, pode ser usado um diluente celuloso e um pequeno pincel para que possamos fazer o teste esfregando a serigrafia (refª do componente).
Naqueles que são de confiança, regra geral, a serigrafia fica intacta, excepto nos mais antigos de algumas marcas.
Porém, nos falsificados, a serigrafia sai com certa facilidade se a deixarmos amaciar 30 ou 40 segundos. No entanto, já aparecem alguns em que a tinta da serigrafia não sai.
Nos componentes que são marcados a laser, nos confiáveis, o baixo relevo é superficial e com a côr branca ou amarela com a serigrafia facilmente visível. Nos falsificados, regra geral, o baixo relevo é profundo e quase sem côr tornando-se necessário procurarmos o melhor ângulo para conseguirmos visualizar a serigrafia. Se usarmos uma lupa, notamos que a superfície foi lixada. Também por vezes, notam-se os pinos mal formados ou com alguns restos do plástico da caixa.
Nos Cis, se tivermos um original em bom estado, usamos o multímetro e fazemos a comparação medindo entre vários pinos, principalmente, os da alimentação. No caso de detectarmos que o chip instalado no Ci é diferente, torna-se muito arriscada a sua instalação uma vez que poderá avariar outros componentes.
O que dá origem a toda esta confusão no mercado de semicondutores, será por os fabricantes dos componentes originais descontinuarem os seus produtos quando a procura ainda é muita. Como solução para este mal, poderemos fazer a substituição pelas novas referências quando estas existam e sejam compatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário