Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

radio do titanic era o mais forte do mundo sistema Rotary spark-gap transmitter

 transmissor Rotary centelha-gap
 fabricado por marconi

replica do sistema marconi



























Faísca sinais do transmissor Gap para Marconi Centennial
12 de dezembro de 1901em Código Morse


Uma vez demonstrados os fundamentos, o físico italiano Guglielmo Marconi repetiu as experiências de Hertz na casa de campo de sua família, em Pontecchio, próximo a Bolonha. Ele aperfeiçoou os trabalhos de Hertz fazendo com que faíscas secundárias (aquelas em sintonia com as faíscas primárias) saltassem a uma distância de aproximadamente 9 metros. Certamente, uma grande conquista científica, mas ainda assim uma distância impraticavelmente curta para transmitir uma mensagem. Modificando seu projeto várias vezes, Marconi aumentou gradativamente a distância de transmissão para 275 metros, depois para 3 quilômetros e, em 1889, para a extensão do canal da Mancha. Marconi demonstrou o potencial quase ilimitado das ondas de rádio em 1901, ao atravessar o Oceano Atlântico com um sinal - a letra "s" - em Código Morse. O sinal foi a uma distância de 3.200 km.


obs .a principal concorrente de marconi foi a telefunken da alemanha


SPARK DETALHES TRANSMISSOR GAP

Um esquema do transmissor centelha é mostrado à direita. Keying é realizado por comutação da tensão de corrente alternada ao primário do transformador de potência e desliga com contatos de relé. A tensão de saída secundária de 12kV poderes do transmissor cobrando até C1. As descargas faísca lacuna C1 rotativo na bobina primária do transformador de RF. Durante esta descarga quando a diferença de ignição é a queima, a bobina de capacitor e primário oscilar em sua freqüência natural (aproximadamente 3.56MHz. Esta explosão de oscilação é fracamente acoplados no circuito Q alta secundário, que também está sintonizado com 3.56MHz. RF de saída é tomada de uma torneira uma vez fora da parte inferior da bobina secundária e alimentado para uma antena Windom




A diferença rotativo pode fogo em ambas as polaridades positivas e negativas da tensão de 12kV aplicada. O ratary incêndios lacuna no mínimo de 120 vezes por segundo dando um mínimo de 120 explosões de RF um segundo. Na verdade, é atirando em cerca de 6 a 8 horas cada ciclo de 60 Hz ou cerca de 360-480 vezes por segundo. Como tal a saída do transmissor é composto de cerca de 360-480 rajadas de 3.56MHz média cerca de 15 Watts.



C1 é uma casa tipo sanduíche brew capacitor construído imerso em óleo de transformador de alta qualidade. Esse arranjo fornece um capacitor altamente estável. A pressão é aplicada ao topo do capacitor com um parafuso de volta para afinar o circuito primário.

Proteção contra picos de tensão alta (superior a 18kV) é fornecido pelo desnível de segurança. A diferença rotativa consiste de 16 eletrodos rotativos contra dois eletrodos estacionários. A centelha atua como um interruptor controlado por tensão: aberto quando não queima, e de curta duração (~ 2 ohms) quando queima. O transformador é um transformador de energia Registe Neon nominal de 12kV 60mA. O coeficiente de acoplamento é de 0,95 aproximados. Assim, quando o enrolamento secundário curto-circuito é pela abertura de faísca rotativo, o currwnt máxima está limitada a 60mA.




a simplicidade espantosa do esquema deste transmissor funcionou muito bemos principio deste transmissor são os mesmos do famoso transmissor do naviu titanic


2 comentários:

  1. Como funciona o circuito para receber estes sinais deste transmissor do Marconi?
    Havia um "manipulador" de telegrafia, ou algo similar?

    ResponderExcluir
  2. De que adiantou ser o mais forte se eles nao usaram como devia '\(^^)/'

    ResponderExcluir