Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

OPERAÇÕES DE EMERGENCIA DE RADIOAMADORES

REDE DE OPERAÇÕES DE EMERGENCIA DE RADIOAMADORES. Criar no Município de Petrópolis - RJ, em conjunto com radioamadores, operadores da faixa do cidadão e voluntários, estrutura de comunicações de emergência, com radioamadores treinados, e preparados para operações de rádio nas emergências. Uma das modalidades operacionais mais polêmicas e notadas do radioamadorismo, a comunicação de emergência, é – ao mesmo tempo – a prática do serviço à coletividade e a ocasião em que o radioamador conquista o respeito e a consideração ( ou não!.. ) da sociedade. Para que aconteça o melhor, é preciso estar preparado. Todo radioamador, seja qual for a sua classe, deve ter presente que, cedo ou tard...e, sua estação pode vir a tornar-se ( por algum tempo ) o único meio de comunicação disponível entre um evento de emergência e o restante do mundo. Em suma, os melhores equipamentos de nada servem, se os operadores não forem capacitados a opera-los em condições de pressão ou em caráter de emergência. Assim, só há um modo de se conquistar o domínio do procedimento de emergência em rádio: INSTRUÇÃO e PRÁTICA. Afinal, durante um evento desse tipo, não se dispões de tempo para treinar…


  Simulado da Defesa Civil mobiliza mais de 400 pessoas.
  Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), realizou mais um Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas, que contou com a presença de 413 pessoas. Todas as 18 torres com sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito foram acionadas remotamente pelo Centro de Comunicação da Defesa Civil com sucesso.

De acordo com coordenador da Comdec, coronel Francisco de Paula, a participação dos moradores, dos agentes de saúde e dos líderes comunitários foi de suma importância e avaliado de forma positiva. "Praticamente 70% das pessoas que compareceram hoje (10) no simulado não participaram dos anteriores. Isso mostra que o envolvimento da população tem aumentado, seja de forma direta ou indireta, tendo em vista que pedimos pelo menos duas pessoas de cada residência no simulado", destacou o coordenador.

As sirenes foram acionadas pontualmente às 10h, sem apresentar qualquer falha, nas seguintes localidades: Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Dom João Braga, 24 de Maio, Rua Nova, Sargento Boening, Independência, Taquara, Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, São Sebastião, Vital Brasil, Siméria, Dr. Thouzet e João Xavier.

De Paula enfatizou ainda o objetivo destes treinamentos. "Estamos trabalhando intensamente para que os moradores destas áreas possam se familiarizar com o alarme sonoro emitido pelas torres e também atendam ao chamado feito pela liderança comunitária, agente de saúde e vizinhos, deslocando-se para os pontos de apoio definidos pelo governo municipal", disse.

Segundo a agente de Saúde, Angela Maria Ramos, o trabalho transcorreu conforme a expectativa. "Conseguimos desempenhar bem o que nos foi orientado. Mais de 30 famílias da comunidade compareceram no ponto de apoio e efetuaram o cadastro. O treinamento foi bem produtivo, embora tenha acontecido em dia de semana", disse.

Além do envolvimento de todos os profissionais ligados à Defesa Civil, também participaram do simulado representantes da Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, e da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER). Foram distribuídas centenas de cartilhas ilustradas, explicando como funciona o Sistema de Alerta e Alarme por meio de Sirenes em Petrópolis.










Nenhum comentário:

Postar um comentário