Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

RADIO BÓIAS ONDOGRAFO


Uma bóia contendo sensores, GPS e transmissor de rádio envia dados para uma estação em terra, onde são processados e disponibilizados na Internet.
O equipamento de US$ 50.000 faz parte de um sistema que requer know-how específico para operar. 

Informação Costeira on line é fruto dum projeto de pesquisa do LaHiMar/UFSC patrocinado pelo CNPq e FUNCITEC. Além da aquisição de dados para os trabalhos de pesquisa do laboratório, este projeto também tem como objetivo a prestação de um serviço de utilidade pública à comunidade, disponibilizando informações sobre o estado do mar em tempo real via internet.
Para tanto, as condições do mar são continuamente monitoradas por meio de um instrumento capaz de medir ondas com precisão - o ondógrafo direcional "waverider" - que se encontra fundeado a 35 km ao largo da Ilha de Santa Catarina numa profundidade de 80 metros. Os dados coletados pelo aparelho são transmitidos via rádio para uma estação receptora em terra que os re-envia para o LaHiMar onde são processados e divulgados.

 

TRANSMISSÃO POR VHF DAS BÓIA

  Condições do mar obtidas a partir das medições do ondógrafo


O ondógrafo monitora o estado do mar fazendo registros de cerca de 20 minutos a cada hora, 24 horas por dia. A análise desses dados permite calcular o chamado "espectro direcional" das ondas o qual dá um diagnóstico bastante completo do estado do mar, mas que requer conhecimentos técnicos um tanto aprofundados para sua interpretação (explicações detalhadas sobre o Espectro do Mar serão apresentadas em breve !). Para atingir o objetivo de divulgação desses dados para o grande público (e não apenas para técnicos), foi necessário utilizar uma forma mais simples para expressar as condições de mar fornecidas pelo ondógrafo. O texto a seguir apresenta algumas informações básicas sobre as ondas do mar que deverão auxiliar os usuários do PIC a entender melhor os parâmetros que usamos no nosso "boletim".
Simplificadamente, pelo menos três informações básicas são necessárias para especificar as condições dum certo estado de mar: uma informação sobre a altura das ondas, outra sobre seu período e, uma terceira, sobre sua direção. A tabela abaixo, copiada do site, ilustra o boletim fornecido pelo nosso ondógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário