Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

compressor microfônico


No Texto que segue abaixo os hobistas que opera nos onze metros ou faixa do cidadão será brindado com um excelente compressor de microfone. Se for amante dos Dxs (comunicações com etações bem distantes) então será brindado duplamente uma vez que o compressor para microfone é ideal aos DXs e chega a substituir as famigeradas botinas que além de provocarem TVI e bigodeira pelo bairro, ainda pode provocar a apreensão dos equipamentos e a perda da licença.
Que adianta chegar e não conseguir ouvir a contestação. Isso é que geralmente proporciona uma botina. Ao invés, um compressor possibilita um melhor aproveitamento da modulação e com um bom sistema de antena pode ser ouvido e ouvir o conteste no passa-câmbio.
Em AM a potência está limitada a 5 watts de entrada o que nos deixa um pouco mais de 3,5 watts na antena, isso quando a mesma estiver isenta de estacionária. Assim, com a utilização do compressor podemos efetivamente aumentar o nosso sinal como se a potência fosse aumentada em 10 vezes.
O quadro abaixo apresenta as características técnicas do compressor:
Consumo....................................3MA
Tensão de trabalho........entre 6 e 15 volts
Clipagem máxima.........................20dB
Sensibilidade.................. 3 mV
Compatibilidade de microfone...............todos ,cristal cerâmico dinâmico de alta impedância e dinâmico de baixa impedância.
Quantidade de semicondutores..............5, sendo 1 Circuito integrado, 1 transistor bipolar , 1 transistor de efeito de campo e 2 diodos de silício
Melhoria na reportagem sinal/ruído para o receptor......................superior a 10 dB
Para que o leitor tenha uma idéia do funcionamento de um compressor e a sua clipagem, podemos dizer que com o compressor conseguimos uma modulação com 100% de sinal ao passo que com o sistema original ela dificilmente ultrapassa a casa dos 55%.
A figura 1 ilustra um sinal triangular modulado normalmente e o mesmo sinal modulado com o compressor incorporado ao transceptor.
Análise do circuito:
A figura 2 ilustra o diagrama em blocos do compressor e a dinâmica de funcionamento, bastando seguir a cotas que interligam os blocos.
A figura 3 ilustra o diagrama esquemático elétrico do compressor que produz o efeito clipagem no sinal.
Observando-se atentamente e simultaneamente o circuito em bloco da figura 2 com o diagrama elétrico da figura 3, podemos notar que o circuito se inicia por dois pré-amplificadores sendo T1 o primeiro e o segundo representado pelo circuito integrado linear.
Esta disposição nos garante uma excelente estabilidade e uma boa linearidae.
O ganho do compressor é dado pelo potenciômetro P1, que atua também no controle de clipagem.
Após, o sinal passa para o estágio limitador, a cargo dos diodos D1 e D2 que podam o sinal para cerca de 1 volt, independente da sua amplitude ou impedância do segundo bloco.
A amplitude final do sinal é muito alta e após o limitador, o sinal irá para o estágio passa-baixa afim de eliminarmos os harmônicos casos os mesmos venham a ser gerados. Logo após, o sinal irá para o quarto e último bloco, o amplificador seletivo que enviará o sinal trabalhado e comprimido para á entrada do transceptor.
O trimpot P2 ajusta o nível para que tenhamos uma modulação em 100% e não acima, que causaria uma forte distorção.
A alimentação do conjunto é feita por uma bateria de 9 volts que dado ao consumo do conjunto terá uma vida útil de carga calculada em mais e 13 meses de uso ininterrupto.
Devemos ressaltar que o único ajuste neste aparelho reside no controle do percentual de modulação, a cargo do trimpot P2 que a princípio deverá ficar na posição mediana e o ajuste final ou os retoques finais, serão feitos pela reportagem de colegas que distem cerca de 650 Km de sua estação. Esse ajuste não passa de dois câmbios para ficar "chucrutes".
Quanto ao potenciômetro P1 que ajusta o ganho de áudio e o fator de clipagem, o QSO é que irá determinar.
Utilizar-se da fonte de alimentação via rede elétrica não é aconselhável, visto que é grande o risco de que o compressor capte zumbido e aí, Deus nos acuda!... Montagem
Todo o conjunto foi disposto numa plaqueta de fenolite cobreado com 7 X 6,5 cm de dimensêos.
A figura 4 ilustra em tamanho natural o desenho do circuito e na figura 4 Ao chapeado também em tamanho natural da colocação dos componentes.
Aconselha-se a colocação do compressor numa caixa metálica de pequena dimensões, de ferro ou alumínio. Uma caixa com 4,2 x 10,5 x 8,2 cm é mais do que suficiente apra alojá-lo.
A restrição que se faz é no sentido de que os fios que interligam o potenciômetro PI à chapa ou plaqueta de circuito impressa, sejam os mais curtos possíveis. Isso evita captação de ruídos, que causaria grave problema na qualidade final da modulação.
O integrado IC1 empregado, foi o uA741 metálico que é bem mais imune a captação de ruídos e outras chiadeiras. Caso encontre dificuldade em achá-lo, substitua pelo uA709.
O transistor T2 do tipo, FET é muito sensível ao calor e às cargas estáticas, daí recomendamos que quando soldá-lo, desligue o soldador da rede e execute a operação rapidamente.
Utilização:
Conforme foi dito, a alimentação do conjunto é ampla e o mesmo poderá admitir tensões entre 6 a 15 volts contínuos. Acreditamos que a bateria de 9 volts, embora caríssima, seja a solução mais adequada para o aparelho.
As conecções entre microfone e transceptor devem ser feitas com fios blindados e soquetes adequados.
Após o ajuste do trimpot P2 para 100% de modulação, ajuste o potenciômetro PI para maior ganho de profundidade da sua transmissão e bons BX's, tubarão!
LISTA DE MATERIAL:
R1 - 100K, 1/8, 5% - (marrom, preto, amarelo)
R2 - 220R, 1/8, 5% - (vermelho, vermelho, marron)
R3- 10K, 1/8, 5% - (marron, preto, laranja)
R4 - 1,8K, 1/8, 5% (marrom, cinza, vermelho)
R5 - 5,6K, 1/8, 5% - (verde, azul, vermelho)
R6 - 5,6K - 1/8 - 5% - (verde, azul, vermelho)
R7 - 10K - 1/8 - 5% (marrom, preto, laranja)
R8 - 4,7K - 1/8 - 5% - (amarelo, violeta, vermelho)
R9 - 4,7K - 1/8 - 5% - (amarelo, violeta, vermelho)
R1O - 3,9K - 1/8 - 5% - (laranja, branco, vermelho)
R11 - 10K - 1/8 - 5% - (marrom, preto, laranja)
R12 - 2,2K - 1/8 - 5% - (vermelho, vermelho, vermelho)
P1 - potenciômetro linear s/c de 1M
P2 - trimpot vertical de 10K
C1 - capacitor poliéster de.01uFx250V
C2 - capacitor eletrolítico de 1uF x 16V
C3 - capacitor disco 470pF
C4 - capacitor eletrolítico de22uFx16V
C5 - capacitor poliéster de.1x250V
C6 - capacitor eletrolítico de 4,7uFx16V
C7 - capacitor poliéster de .047 uFx250V
C8 - capacitor de poliéster de .0047uFX250V
C9 - capacitor de poliéster de .0047uFX250V
C1O - capacitor eletrolítico de 10uFx16V
C11 - capacitor eletrolítico de 1uFx16 volts
C12 - capacitor poliéster .01uFx250V
D1 - diodo de silício do tipo AA119 ou equivalente
D2 - diodo de silício do tipo AA119 ou equivalente
T1 - transistor NPN do tipo BC547 ou equivalente
T2 - transistor FET do tipo 2N5245 ou BF245A ou ou MFE120
IC1 - circuito integrado linear metálico uA741 ou uA709
Diversos - plaqueta impressa, solda, fiação, chave HH, conectores, fio blindado 1x26, cabinho 20 em diversas cores, solda e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário