Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O oscilador hartley


Este circuito gera sinais não modulados na faixa de ondas médias, podendo ser usado na prática de telegrafia, como controle remoto de curto alcance ou ainda como gerador de prova.
Trata-se de um oscilador Hartley em que a freqüência depende de L1 e de Cv. LI é uma bobina formada por 80 voltas de fio esmaltado entre 26 e 32, num bastão de ferrite de 1 cm, com 10 de comprimento, enquanto que o variável é do tipo de ondas médias.
O transistor é o BF494, mas qualquer NPN com freqüência de corte relativamente alta pode ser usado, inclusive os NPN de uso geral, como os BC548, BC238, etc.
A alimentação normal é feita com tensão de 6V, mas tensões entre 3 e 9V podem ser usadas sem problemas.
Os capacitores são cerâmicos e o único resistor é de 1/8W, com 10 ou 20% de tolerância.
Se o aparelho for usado como "instrumento" pode-se fazer uma escala de freqüências para o variável, tomando como referência a escala de um rádio de ondas médias comum e instalar o conjunto em caixa de metal.
A utilização de uma chave em paralelo com CV, que coloque no circuito mais um capacitor de 470 pF, permite alcançar a freqüência de 455 kHz, caso em que o rádio oscilador se torna útil no ajuste de etapas de FI.



By:roger




Nenhum comentário:

Postar um comentário