Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

porque as transmissões da apollo 11 tinha um bip bip

Quem já ouviu comunicações do centro de controle da NASA com qualquer astronauta no espaço ou já viu o vídeo do histórico pouso do módulo Eagle na lua, deve ter notado um bipe extremamente agudo emitido antes e depois de cada transmissão. Esse bipe é chamado de Quindar Tone. Ficou conhecido assim porque o fabricante do equipamento de geração e decodificação de tons era uma empresa chamada Quindar.
Esses bipes na verdade são usados para ligar e desligar transmissores remotos em várias partes do mundo, como no Cabo Canaveral, nas Bermudas, Austrália e outras localidades. Eles eram usados para comunicações com os foguetes Mercury e Apollo, e em alguns casos, com os ônibus espaciais. Trata-se de um bipe de meio segundo e é gerado quando alguém na sala de controle aperta o PTT (aperte para falar). Um decodificador num transmissor remoto detecta esse bipe e ativa sua transmissão. Quando o PTT é solto, um bipe de freqüência diferente é gerado, e quando o decodificador detecta esse segundo bipe, desativa a transmissão.
Porque as linhas telefônicas entre as estações remotas foram projetadas para trafegar apenas freqüências de voz, os bipes tinham que ser nessa faixa de freqüências, portanto eram audíveis. Essa sinalização poderia ter sido feita em uma linha telefônica separada, mas para manter os custos baixos, a sinalização e áudio trafegavam na mesma linha.
Embora o sistema normalmente funcionasse bem, não era livre de problemas. Se o PTT fosse solto e a linha caísse, o transmissor ficaria constantemente no ar. Para prevenir que isso não ocorresse, havia uma lâmpada piloto em cada transmissor que se acendia quando transmitindo. Alguém deveria monitorar o sistema e se o áudio caísse e a lâmpada permanecesse acesa, teria que desligar o transmissor manualmente.
E também quando a comunicação era movida para outra estação remota, esse par de bipes era transmitido 10 vezes para garantir que tudo estava funcionando corretamente. Isso era feito antes que o áudio fosse desviado para a nova estação remota, portanto não era ouvido na sala de controle ou mesmo pelos astronautas.
Esse sistema da Quindar foi construído com peças de equipamentos com circuitos de telex para linha telefônica multiplexada. Como não há mais peças de reposição disponíveis, um sistema de sinalização fora da faixa foi instalado em 1998 para os transmissores nos EUA. Esse sistema usa tons contínuos abaixo da freqüência de áudio, portanto não são ouvidos. Quando presentes, o transmissor é acionado. Quando não presente, é desativado. Isso funciona bem, mas os astronautas reclamam que a falta do bipe audível a que estavam acostumados os alertava que uma transmissão estava para começar. Então o gerador do Quindar Tone, que ainda está instalado em caso de ser necessário ativar transmissores remotos, foi reativado.

Em 16 de Julho deste ano o projeto Apollo fez 40 anos. E para homenageá-lo, a Hamtronix lançou uma versão de sua popular Controladora de Repetidora Elektra 2000 com o exclusivo Quindar Tone da NASA.  :


Nenhum comentário:

Postar um comentário