Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VHF / UHF dx "fraco sinal" de trabalho

VHF / UHF DX / operação de sinal fracoEnquanto contatos interestaduais são rotineiramente feitas em HF, muitas pessoas gostam de fazer longa distância contatos em VHF / UHF SSB. Mesmo com poder bastante baixo, o uso de SSB permite contatos mais distância do que é a norma com FM e operação do repetidor. O medidor de seis amador (50 MHz) de banda, por vezes, fornece comunicação intercontinental, enquanto as condições reforçada com faixas mais altas (especialmente durante o Verão) permite distâncias de milhares de quilômetros a serem cobertos.
VHF / UHF operadores, muitas vezes se especializam em modos de propagação particular. Alguns ionização meteoro usar trilhas para refletir sinais de volta à Terra. Os operadores de VHF dx localizada ao longo de caminhos aviões usados ​​com freqüência pode saltar os seus sinais fora da aeronave. Quando a aeronave está localizado a meio caminho entre as estações de 400-700 km de distância da aeronave é suficientemente reflexiva para aumentar os níveis de sinal em 144, 432, 1296 e freqüências mais altas. Operadores do Sydney e Canberra áreas usar esta técnica para fazer contatos com estações na área de Melbourne na maioria dos dias do ano.
O tempo de aproximadamente sete horas - nove horas de cada manhã é o horário mais comum para essa atividade, devido aos vôos freqüentes e um pico na disponibilidade de operadora no início do dia.
Alguns operadores construir antenas maciça com arrays de até várias dezenas de antenas para devolver sinais fora da lua para se comunicar no mundo inteiro.
Porque os sinais são muito fracos, código morse (CW) é mais eficaz do SSB para esta modalidade.
Mais perto de terra, alguns satélites amadores estão equipados com transponders lineares, que permitem intercontinental VHF / UHF SSB de comunicação.
Uma vantagem de VHF / UHF é a grande quantidade de ganho para obtenção de antenas relativamente pequenas. Operação a partir de colina-tops, com equipamentos portáteis é outra atração de VHF / UHF operação SSB. O WIA detém vários concursos na primavera e no verão para incentivar este tipo de operação. Mais informações sobre a operação VHF SSB podem ser obtidas no site do VHF VK2 DX Group e da lista de discussão VK-VHF


ICOM IC271H 144 MHz todos transceptor modo
Com a saída do transmissor de 100w na faixa 144-148 MHz, este rádio SSB / CW / FM tem um bom receptor e um transmissor de qualidade que o torna ideal para um rádio VHF trabalho dx em 2m. A versão mais recente desta rádio é o IC275H. Ambos são muito respeitados por VHF ssb / cw  operadores, embora modelos mais recentes têm mais recursos.



Propagação de sinais de VHF
VHF / UHF sinais diferentes dos sinais de HF na maneira de alcançar longas distâncias. Enquanto que os sinais HF geralmente são refletidas pelas camadas superiores da ionosfera, permitindo que sinais refletidos para percorrer longas distâncias ao redor da Terra, essas camadas geralmente não refletem o VHF, UHF e freqüências mais altas. Isto é devido, basicamente, para comprimentos de onda menores que exigem níveis mais densos de ionização de comprimentos de onda mais tempo para ser refletida de forma eficiente. Um ponto de transição teórico / nominal de 30 MHz, ordenadamente representando o comprimento de onda de 10 metros, é normalmente considerada como a transição entre HF e VHF, a idéia de que sinais de HF se reflete pela ionosfera (camada F) e os sinais de VHF, ocasionalmente, se reflete pela camada E, mas geralmente não são refletidas em tudo.

Na prática, a natureza não é tão cooperativa com esta teoria e do ponto de transição varia de hora a hora, dia após dia, ano após ano. Existe a qualquer momento uma frequência de passagem, geralmente entre 10 e 100 MHz, dependendo do ponto do ciclo das manchas solares e da corrente real atividade das manchas solares, em que a reflexão ionosférica através das camadas superiores (geralmente F layer) deixa de operar e sinais em freqüências superiores a esse nível não são refletidas, enquanto freqüências mais baixas do que o nível continuará a ser refletido. Isto provavelmente não é uma definição precisa da freqüência máxima utilizável (MUF), mas isto ilustra bem o conceito
suficiente.


A camada E da ionosfera também, ocasionalmente, contém nuvens de partículas ionizadas que refletem os sinais de rádio, e esse efeito pode ser observado em freqüências entre 25 e 60 MHz cada ano, com extensões superiores a 100 MHz ocasionais. No verão australiano de 2006 / 7, de ionização da camada E esporádica em vários dias de novembro e dezembro de 2006 apoiado contactos rádio e na banda de 144 MHz, com distâncias de mais de as distâncias habituais viável. Os contatos foram feitos entre o sul, norte e oeste da Austrália, em distância de mais de 2000 km.

A camada E também está envolvido em um modo de propagação chamado Trans-Equatorial Propagation (TEP). Artigos que dão mais detalhes sobre este tipo de propagação são

UHF?
As bandas de VHF são muitas vezes consideradas como "linha de visão" bandas com pouca oportunidade de fazer contatos no horizonte. Na verdade os contatos são feitos prontamente bem sobre a linha de distância vista sobre bandas até 1296. Como a freqüência é maior, as perdas atmosféricas aumentar. Mas em 144 MHz distâncias de 500 km são comuns, com estações bem equipado em ambas as extremidades, utilizando antenas de alto ganho.
Equipamentos das estações típico seria:
■ 144 MHz SSB transceptor com 100 watts de saída■ 10-15 elemento yagi feixe de antena, a uma altura de 6-12 metros acima do nível do solo e com razoavelmente desobstruída "view" na direção desejada, alimentada por cabo coaxial de baixa perda■ Algumas estações também usaria um amplificador de mastro para melhorar a sensibilidade do receptorOs operadores mais grave usaria 400 watt transmissores e quer uma yagi único longa de até 14 ou 16 elementos (em um boom de até 6-8 metros de comprimento) ou uma matriz de 10 ou 12 yagis elemento (cada comprimento de lança de ter cerca de 4 metros).
Um conjunto de quatro antenas de alto ganho combinado com um pré-amplificador de boa qualidade receptor permitiriam uma estação de 400 watts para uso de técnicas Moonbounce para fazer contatos no exterior, dependendo da estação do outro lado.
Duas estações semelhantes seria incapaz de fazer contatos via voz ou CW Moonbounce em 144, mas seria capaz de fazer contatos Moonbounce usando modos digital.
Em 432 MHz níveis de potência semelhantes transmissor são usados, mas podem ser antenas de ganho muito maior porque o comprimento de onda é correspondentemente menores. Qualidade do cabo tem que ser aumentado para evitar a perda de sinal na transmissão e recepção. Cabo que é bastante aceitável em bandas HF tende a agir como uma carga fantasma grandes perdas, mesmo 432 MHz, com não muito poder alcançar a antena, ou obter da antena para o receptor.





by Roger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário